Pedagogia Waldorf

Pedagogia Waldorf: A importância do desenvolvimento das crianças

Apesar de não ser muito conhecida, a pedagogia Waldorf nada mais é do que um método de ensino diferente do tradicional. Esse tipo e abordagem educativa foi desenvolvido pelo filósofo Rudolf Steiner a partir de 1919 e já é praticado em escolas do Brasil.

Nesse método de ensino, a educação das crianças deve ser totalmente dedicada às suas necessidades de desenvolvimento.

Trata-se da antropologia evolutiva, ou seja, não busca a qualificação profissional e a produtividade econômica, como a educação vem sendo exigida e colocada desde a sociedade industrial.

A criança cresce aprendendo a compreender qual seu papel no mundo sem a necessidade da imposição dos pais, das escolas e também da sociedade.

A pedagogia Waldorf trabalha bastante as artes, indo na contramão de apenas basear-se no clássico estudo sobre os diferentes temas. Os elementos artísticos e expressivos devem estar presentes em cada aula.

Um dos mais interessantes pontos do ensino Waldorf é o amor pela natureza, ou seja, aprender a importância do Meio Ambiente e também aprender a cuidar do que é de todos.

É dada grande importância a agricultura e à origem dos alimentos, valorizando as agriculturas orgânicas e biodinâmica.

Em geral, os aprendizados das crianças dentro da pedagogia Waldorf são todos ligados, principalmente, ao desempenho de tarefas manuais.

As crianças, por exemplo, são incentivadas a participarem de oficinas criativas onde a importância da educação artística é dada através do ensino de atividades práticas, como tricô, por exemplo.

O trabalho manual é de extrema importância, pois a coordenação mãos-olhos mantém o cérebro em grande atividade.

O papel do conto de fadas:

O filósofo argumentava que as crianças precisam de contos de fadas, ao contrário do que muitos adultos pensam.

Os contos são instrumento essencial no crescimento das crianças, pois com suas histórias de obstáculos e provações que desenham as etapas da viagem que a criança terá de enfrentar na vida.

Além de darem conforto, os contos de fadas contribuem para o desenvolvimento da imaginação e da compreensão das suas emoções.

Crianças aprendem por imitação:

Na criança, todos os órgãos de percepção sensorial estão abertos e, a partir de uma intensa atividade em seu interior, ela responde com a repetição dos estímulos vindos do ambiente exterior, ou seja, a imitação.

Essa imitação é a grande força que a criança tem disponível para a aprendizagem nos primeiros anos de vida, inclusive a do falar, do fazer, do adequado ou impróprio no comportamento humano.

E é por meio da imitação mais sutil que ela gera, ainda sem consciência, o fundamento da sua moralidade futura.

A pedagogia Waldorf estuda cada criança, individualmente, buscando suprir suas necessidades.

Trabalha com o grupo de classe, fornecendo o essencial à sua etapa de desenvolvimento e ainda orienta os pais para que participem ativamente do desenvolvimento e formação de seus filhos, construindo uma comunidade viva, forte e muito mais feliz.

Via: novodianoticias.com.br

Vamos analisar como este conteúdo cai em prova.

Exemplo de questão da pedagogia Waldorf

1. Enumere a segunda coluna pela primeira, associando coerentemente cada método ou orientação metodológica à sua respectiva premissa.

(I) Método Waldorf
(II) Construtivismo de Piaget
(III) Sociointeracionismo de VYgotsky
(IV) Pragmatismo de Dewey
(V) Método Montessoriano

(   ) O ensino leva em conta as diferentes características de cada pessoa, atuando no desenvolvimento físico, anímico e espiritual.

(   ) A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor, ressaltando o intercâmbio que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa.

(   ) É caracterizado por uma ênfase na independência, na liberdade com limites e no respeito pelo desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

(   ) Parte do princípio de que os alunos aprendem melhor realizando tarefas associadas aos conteúdos ensinados. Atividades manuais e criativas ganham destaque e as crianças passam a ser estimuladas a experimentar e pensar por si mesmas.

(   ) Procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos, participando ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio, entre outros procedimentos.

A associação correta é: I, III, V, IV , II

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up