Pedagogia empresarial: tudo que você precisa saber

Pedagogia empresarial: tudo que você precisa saber

A pedagogia empresarial é mais uma das novas áreas que tem chamado a atenção de profissionais e estudantes de pedagogia. Tanto os que visam trabalhar na iniciativa privada, quanto os que buscam atuar no setor público como concursados.

Afinal, trata-se de um segmento da pedagogia muito importante para empresas. Já que por meio dele conseguem vários benefícios para a companhia, sobretudo na preparação e desenvolvimento dos colaboradores. Ao mesmo tempo em que abre uma gama de possibilidades para pedagogos.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te mostrar o que é a pedagogia empresarial. Desde seu conceito até sua funcionalidade, objetivos, benefícios e também sua presença e importância em concursos públicos de pedagogia.

O que é pedagogia empresarial

A pedagogia empresarial é considerada como um ramo da ciência pedagógica cujo estudo e ação estão voltados para os ambientes corporativos. Ou seja, esse segmento pedagógico visa atuar dentro das corporações empresariais, independente de seu tamanho ou nicho de mercado.

Para tal, a pedagogia empresarial é trabalhada dentro das companhias por meio de um profissional qualificado. Normalmente, esse profissional é uma pessoa formada em pedagogia, com especializações e capacitações que o condicionam a trabalhar nas empresas.

De modo geral, ela pode ser entendida como um método de educação para colaboradores de uma empresa. Onde se trabalha fórmulas e processos de aprendizagem que visam gerar resultados positivos para a companhia.

Para que serve a pedagogia empresarial

Depois de aprender o que é a pedagogia empresarial é importante entender corretamente para que ela serve.

Como um método de aprendizagem, esse segmento da pedagogia visa desenvolver e melhorar continuamente a capacidade dos colaboradores. De modo que os funcionários da empresa consigam ter um melhor desempenho em suas atividades.

O que, por consequência, vai gerar resultados positivos para a companhia. Como por exemplo, um aumento de produtividade no trabalho praticado por cada colaborador. Que leva frequentemente a economia de custos, aumento de receitas, maiores lucros para a empresa, etc.

Vale ressaltar que a pedagogia empresarial visa atender os colaboradores de diferentes formas. Por exemplo, ela pode ser aplicada para desenvolver novas competências e habilidades entre os funcionários, quanto melhorar as já existentes.

Ainda, esse segmento da pedagogia pode ser empregado para melhorar o engajamento geral dos colaboradores com a empresa. E tudo isso é feito por meio, geralmente, treinamentos, capacitações e workshops.

Quais os principais benefícios para as empresas

A pedagogia empresarial, quando aplicada corretamente em uma empresa por um profissional competente, gera vários benefícios para a companhia.

O principal desses benefícios está diretamente ligado aos colaboradores, os funcionários da empresa. Que são justamente o alvo central da abordagem e ações trabalhadas por um pedagogo empresarial.

O foco da criação de uma cultura de pedagogia empresarial é elevar as capacidades e qualidade do trabalho dos funcionários. Que por sua vez gera benefícios como os seguintes:

  • Aumento de produtividade: as capacitações e treinamentos elaborados e promovidos desenvolvem e reforçam várias capacidades e habilidades entre os funcionários. Que levam os mesmos a, inevitavelmente, serem mais produtivos no trabalho.
  • Aumento da motivação: a aplicação da pedagogia empresarial também causa um impacto muito positivo na motivação dos colaboradores. Eles notam o empenho da empresa e do pedagogo empresarial em ajudá-los a se desenvolver, o que impacta na motivação dos mesmos.
  • Produção de conhecimento: a pedagogia empresarial, por meio de suas metodologias e práticas, estimula e incentiva a produção de conhecimento entre os colaboradores. Onde primeiro eles aprendem e desenvolvem novas habilidades para, em seguida, desenvolverem novos conhecimentos que melhoram os processos e produtividade da empresa.
  • Aumenta o engajamento dos colaboradores: os esforços por parte da empresa e do pedagogo empresarial para estimular e desenvolver seus colaboradores tem ainda outro benefício, que é o de aumentar o engajamento dos funcionários com a empresa. O relacionamento dos colaboradores com a empresa também é melhorado.

Como a pedagogia empresarial pode ser aplicada em uma empresa

Existem muitas formas de se aplicar a pedagogia empresarial dentro de uma companhia. E a forma e procedimento que serão adotados em uma ou outra companhia dependem do pedagogo empresarial que toca o projeto.

Normalmente, o pedagogo empresarial irá trabalhar com o profissional de RH da empresa para definir as estratégias e ações a serem implementadas.

O mais comum é que a cultura de pedagogia empresarial seja implementada por meio de capacitações para os colaboradores. Que podem ser cursos, treinamentos presenciais ou EAD, gamificação, palestras, etc.

As capacitações e abordagens são implementadas pensando nos colaboradores de forma individual e coletiva. Assim, busca-se desenvolver capacidade e habilidades que gerem os melhores resultados entre os colaboradores tanto como equipes, quanto pelos talentos individuais.

Como a pedagogia empresarial está presente nos concursos para pedagogos

A pedagogia empresarial está cada vez mais presente em diversos concursos públicos. Afinal, a importância do assunto e do profissional, o pedagogo empresarial, aumenta rapidamente.

Esse segmento da pedagogia já aparece em várias questões de boa parte dos concursos para pedagogia. Em alguns deles, as questões presentes na prova possuem um peso decisivo para a aprovação no concurso.

Por isso, é importante estudar esse segmento da pedagogia para um concurso pedagógico. Mesmo quando a vaga em questão é para atuar como pedagogo educacional de uma escola.

Pois já há empresas que fazem processos de contratação por meio de concursos. E ter uma base de estudo na pedagogia empresarial ajudará muito profissionais que desejam ou precisam passar do setor público para iniciativa privada.

Profundidade dos estudos para concursos

O estudo da pedagogia empresarial para concursos deve ser o mais profundo que se conseguir.

Dependendo do concurso e da vaga, não é recomendado fazer da pedagogia empresarial o assunto mais estudado. No entanto, não se deve deixar ele praticamente intocado na preparação para um concurso pedagógico.

Por isso, sempre se organize para estudar o máximo que puder do assunto. Assim, você estará pronto, mesmo para provas que deem uma relevância maior a este tema.

Gostou desse conteúdo? Então assine a nossa lista vip e receba conteúdos exclusivos sobre pedagogia e concursos para a área.

Assim, você sempre vai estar a par de novos concursos do setor, bem como assuntos relevantes para quem está cursando pedagogia.

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up