O que é Planejamento Participativo?

O planejamento participativo é o processo que envolve a organização do trabalho em grupo de uma instituição escolar. Também tem como base o trabalho coletivo com objetivo de solucionar os problemas comuns existentes no meio social.


Como é realizado o planejamento participativo?


Nesse processo as pessoas envolvidas decidem, discutem, refletem e questionam, ou seja, elas realmente participam e possuem um papel transformador.


É interessante você saber que o planejamento participativo foi construído para grupos e instituições cujo objetivo NÃO era o lucro e sim a transformação e construção da realidade social.


Ele envolve os atores do ambiente, transformando a realidade a partir da participação, analise e reflexão de todos.


A participação, sem seu sentido pleno caracteriza-se por uma força de atuação consciente, pelo qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua cultura e de seus resultados, poder esse resultante de sua competência e vontade de compreender, decidir e agir em torno de questões afetivas”. (LÜCK, 1996, p.18).


O principal benefício desse tipo de planejamento não é o resultado final e sim o desenvolvimento de todo o processo.


Contemplar os diferentes olhares dentro da realidade escolar permite a criação de vínculos entre pais, alunos, professores e funcionários.


Proporcionar um debate democrático auxilia na elaboração de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento, agregando significados comuns aos diferentes agentes educacionais, colaborando com a identificação desses com o trabalho realizado na escola. Quando não existe a participação, ocorre a fragmentação desses diferentes olhares sobre a escola.


Fases do planejamento participativo


De acordo com Ferreira (1979), podemos identificar três fases do processo de construção, dentro do planejamento participativo:


  • A preparação do plano escolar;
  • O acompanhamento da execução das operações pensadas no plano escolar;
  • A revisão de todo o processo.


Podemos dizer que o planejamento pode ser visto como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar, tendo como papel principal transformar uma dada realidade.


Para a elaboração de um planejamento participativo, primeiramente deve-se fazer com que os problemas a serem tratados pelo Plano partam da comunidade escolar. Após o levantamento de dados desse problema apontado também por todos os seguimentos da escola, torna-se necessário nomeá-los e hierarquizá-los, priorizando aqueles mais voltados para a comunidade escolar.


Os problemas devem estar dentro dos limites da escola, sendo expresso de forma clara e objetiva, garantindo propostas para a solução com a cooperação de todos na execução.


Desse modo, podemos dizer que a avaliação é contínua.


Como o planejamento participativo se insere no ambiente escolar e como funciona o acompanhamento dentro desse contexto?


A ideia é que todos possam crescer juntos, transformando a realidade de forma coordenada.


Sendo assim, professores, pais alunos e todos os envolvidos no ambiente escolar participam articulando teoria e prática, produzindo assim, novos conhecimentos a partir da realidade local. Lembramos que a ação de planejar não pode ser neutra.


Quando há oportunidade para todos participarem, abre-se também um leque de oportunidades com diferentes experiências e olhares sobre o assunto que está sendo abordado.


Amplia-se a capacidade de ação juntamente com a de resolução de problemas, que serão discutidos a partir de vários pontos de vista.


Esse tipo de planejamento é diferente do planejamento normativo que é caracterizado pelo modo determinístico, porque está situado na ótica da determinação de formas de ação dentro de uma programação mais fechada e pré-ativa.


O planejamento participativo permite reunir ideias, dividir opiniões e compartilhar probabilidades, não deixando que situações estáticas e engessadas perdurem, fazendo com que haja transformação e um trabalho com maior qualidade.


Vamos analisar como esse tema já foi cobrado?


Exemplos de questões de planejamento participativo


1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional

A respeito do planejamento participativo, julgue o próximo item:


O planejamento participativo contribui para que os envolvidos se sintam corresponsáveis pelo que acontece na escola.


Resposta: Certo

Esta ação faz com que todos os participantes sejam responsáveis pelo desenvolvimento do planejamento.



2. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional – Secretário Escolar

A respeito do planejamento participativo, julgue o próximo item:


Os sujeitos do planejamento participativo integram o objeto sobre o qual se propõem a refletir e sua participação torna-os mais sensíveis para com as necessidades da escola.


Resposta: Certo

Quando há oportunidade para todos os sujeitos participarem, abre-se também um leque de oportunidades com diferentes experiências e olhares sobre o assunto que está sendo abordado.



3. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional – Secretário Escolar

A respeito do planejamento participativo, julgue o próximo item:


Ao criar espaços para discussão de conflitos e dificuldades, o planejamento participativo impacta negativamente a gestão escolar porque levanta problemas para os gestores educacionais, sobrecarregando-os.


Resposta: Errado

Esta é uma perspectiva errada sobre o planejamento participativo. Os gestores devem proporcionar a participação dos demais nas decisões a serem tomadas visando sempre um melhor desenvolvimento do trabalho educativo. 



4. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional – Secretário Escolar

A respeito do planejamento participativo, julgue o próximo item:


Estruturar um processo de planejamento participativo demanda descrever perfis de participação, definir a quantidade de participantes, organizar um plano de reuniões e impor formas de controle e de avaliação.


Resposta: Errado

A palavra impor deixou o item errado.



5. Técnico em Assuntos Educacionais CESPE

Acerca do planejamento participativo, julgue os itens a seguir:


O acompanhamento do planejamento permite que se realizem alterações nas estratégias ou ações previstas durante a execução para corrigir o rumo do processo, visando o alcance dos objetivos.


Resposta: Certo

O planejamento é flexível! É um processo contínuo de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar, tendo como função transformar uma dada realidade.





Referências:


  • LUCK, Heloísa. Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2008.
  • FERREIRA, F. W. Planejamento Sim e Não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. 11a Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.
  • GANZELI, Pedro. O processo de planejamento participativo da unidade escolar. Professor do departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras-UNESP.
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Sara Moreira

em 17/01/2024 às 08:29

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