Planejamento_Participativo

O que é Planejamento Participativo?

O planejamento participativo é o processo que envolve a organização do trabalho em grupo de uma instituição escolar. Também tem como base o trabalho coletivo com objetivo de solucionar os problemas comuns existentes no meio social.

Como é realizado o planejamento participativo?

Nesse processo as pessoas envolvidas decidem, discutem, refletem e questionam, ou seja, elas realmente participam e possuem um papel transformador.

É interessante você saber que o planejamento participativo foi construído para grupos e instituições cujo objetivo NÃO era o lucro e sim a transformação e construção da realidade social.

Ele envolve os atores do ambiente, transformando a realidade a partir da participação, analise e reflexão de todos.

A participação, sem seu sentido pleno caracteriza-se por uma força de atuação consciente, pelo qual os membros de uma unidade social reconhecem e assumem seu poder de exercer influência na determinação da dinâmica dessa unidade social, de sua cultura e de seus resultados, poder esse resultante de sua competência e vontade de compreender, decidir e agir em torno de questões afetivas”. (LÜCK, 1996, p.18).

O principal benefício desse tipo de planejamento não é o resultado final e sim o desenvolvimento de todo o processo.

Contemplar os diferentes olhares dentro da realidade escolar permite a criação de vínculos entre pais, alunos, professores e funcionários.

Proporcionar um debate democrático auxilia na elaboração de critérios coletivos na orientação do processo de planejamento, agregando significados comuns aos diferentes agentes educacionais, colaborando com a identificação desses com o trabalho realizado na escola. Quando não existe a participação, ocorre a fragmentação desses diferentes olhares sobre a escola.

Fases do planejamento participativo

De acordo com Ferreira (1979), podemos identificar três fases do processo de construção, dentro do planejamento participativo:

  • A preparação do plano escolar,
  • O acompanhamento da execução das operações pensadas no plano escolar,
  • A revisão de todo o processo.

Podemos dizer que o planejamento pode ser visto como um processo ininterrupto de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar, tendo como papel principal transformar uma dada realidade.

Para a elaboração de um planejamento participativo, primeiramente deve-se fazer com que os problemas a serem tratados pelo Plano partam da comunidade escolar. Após o levantamento de dados desse problema apontado também por todos os seguimentos da escola, torna-se necessário nomeá-los e hierarquizá-los, priorizando aqueles mais voltados para a comunidade escolar.

Os problemas devem estar dentro dos limites da escola, sendo expresso de forma clara e objetiva, garantindo propostas para a solução com a cooperação de todos na execução.

Desse modo, podemos dizer que a avaliação é contínua.

Como o planejamento participativo se insere no ambiente escolar e como funciona o acompanhamento dentro desse contexto?

A ideia é que todos possam crescer juntos, transformando a realidade de forma coordenada.

Sendo assim, professores, pais alunos e todos os envolvidos no ambiente escolar participam articulando teoria e prática, produzindo assim, novos conhecimentos a partir da realidade local. Lembramos que a ação de planejar não pode ser neutra.

ATENÇÃO!!!

Quando há oportunidade para todos participarem, abre-se também um leque de oportunidades com diferentes experiências e olhares sobre o assunto que está sendo abordado.

Amplia-se a capacidade de ação juntamente com a de resolução de problemas, que serão discutidos a partir de vários pontos de vista.

Esse tipo de planejamento é diferente do planejamento normativo que é caracterizado pelo modo determinístico, porque está situado na ótica da determinação de formas de ação dentro de uma programação mais fechada e pré-ativa.

O planejamento participativo permite reunir ideias, dividir opiniões e compartilhar probabilidades, não deixando que situações estáticas e engessadas perdurem, fazendo com que haja transformação e um trabalho com maior qualidade.

VAMOS ANALISAR COMO ESSE TEMA JÁ FOI COBRADO?

Exemplos de questões de planejamento participativo

1. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional

A respeito do planejamento participativo, julgue o próximo item.

O planejamento participativo contribui para que os envolvidos se sintam corresponsáveis pelo que acontece na escola.

CERTO. Esta ação faz com que todos os participantes sejam responsáveis pelo desenvolvimento do planejamento.

2. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional – Secretário Escolar

A respeito do planejamento participativo, julgue o próximo item.

Os sujeitos do planejamento participativo integram o objeto sobre o qual se propõem a refletir e sua participação torna-os mais sensíveis para com as necessidades da escola.

CERTO. Quando há oportunidade para todos os sujeitos participarem, abre-se também um leque de oportunidades com diferentes experiências e olhares sobre o assunto que está sendo abordado.

3. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional – Secretário Escolar

A respeito do planejamento participativo, julgue o próximo item.

Ao criar espaços para discussão de conflitos e dificuldades, o planejamento participativo impacta negativamente a gestão escolar porque levanta problemas para os gestores educacionais, sobrecarregando-os.

ERRADO. Esta é uma perspectiva errada sobre o planejamento participativo. Os gestores devem proporcionar a participação dos demais nas decisões a serem tomadas visando sempre um melhor desenvolvimento do trabalho educativo.

4. Ano: 2017 Banca: CESPE Órgão: SEDF Prova: Técnico de Gestão Educacional – Secretário Escolar

A respeito do planejamento participativo, julgue o próximo item.

Estruturar um processo de planejamento participativo demanda descrever perfis de participação, definir a quantidade de participantes, organizar um plano de reuniões e impor formas de controle e de avaliação.

ERRADO. A palavra impor deixou o item errado.

5. TÉCNICO EM ASSUNTOS EDUCACIONAIS CESPE

Acerca do planejamento participativo, julgue os itens a seguir.

O acompanhamento do planejamento permite que se realizem alterações nas estratégias ou ações previstas durante a execução para corrigir o rumo do processo, visando o alcance dos objetivos.

CERTO. O planejamento é flexível! É um processo contínuo de planejar, acompanhar, avaliar e replanejar, tendo como função transformar uma dada realidade.

Referências:

LUCK, Heloísa. Dimensões da Gestão Escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2008.

FERREIRA, F. W. Planejamento Sim e Não: um modo de agir num mundo em permanente mudança. 11a Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GANZELI, Pedro. O processo de planejamento participativo da unidade escolar. Professor do departamento de Ciências da Educação, Faculdade de Ciências e Letras-UNESP.

Fabiana Firmino

Fabiana Firmino

Pedagoga formada pela Universidade de Brasília é especialista em Gestão/Orientação educacional e Docência no Ensino Superior. Atuou como coordenadora pedagógica, desempenhando as funções de administração escolar, orientação de professores e alunos; planejamento de estudo; preparação emocional dos estudantes e coordenação de projetos. Atua como educadora, após aprovação em concurso público da Secretaria da Educação do DF. É professora de cursos preparatórios, e ministra os conteúdos de conhecimentos Pedagógicos, com ênfase em concursos públicos.

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