Gamificação na educação: o que é e como adotar ela na pedagogia

Gamificação na educação: o que é e como adotar ela na pedagogia

Você, professor ou professora, já está familiarizado com o conceito e, principalmente, a prática da gamificação na educação?

A gamificação tem sido uma verdadeira tendência no que tange o aprendizado. Estando presente em ambientes como empresas multinacionais e, é claro, escolas e instituições de ensino de todas as faixas de idade.

Quando essa forma de gamificação é bem aplicada, um pedagogo consegue excelentes resultados em seu trabalho. E mais, ela tem sido observada por muitas bancas que preparam as provas de concursos de pedagogia.

Pensando nisso, preparamos este artigo exclusivo para você. Saiba agora mesmo o que é a gamificação na educação, suas vantagens e como pode ser aplicada na prática pedagógica.

O que é a gamificação na educação

A primeira coisa que precisa ser entendida é o conceito de gamificação, e como esse conceito configura a gamificação na educação.

Gamificação é uma tradução do termo inglês Gamification, e é usada para definir a aplicação de elementos de jogos em atividades que não são jogos. Ou seja, a gamificação é o uso de elementos e conceitos presentes nos jogos eletrônicos, mas em outros tipos de atividades.

E quais seriam exatamente esses elementos?

Alguns dos mais adotados nos processos de gamificação, em diversos ambientes e contextos, são:

  • Avatares
  • Desafios e Quests
  • Sistemas de rankings por desempenho
  • Sistema de prêmios, recompensas por meta ou desempenho alcançado

Nos processos de gamificação, jogos podem ser utilizados, mas não é absolutamente necessário utilizá-los. O importante mesmo é a presença dos elementos comuns dos games e seu uso principalmente para a aprendizagem ativa.

Entendido isso, fica fácil definir que a gamificação na educação é o processo de usar elementos dos games no ensino. Com o objetivo direto de utilizar os elementos e pontos positivos dos jogos para estimular e facilitar a aprendizagem dos alunos.

Como a gamificação pode ser adotada na prática pedagógica

Primeiramente, é importante dizer que a gamificação na educação pode ser aplicada em todas as fases do desenvolvimento escolar de um estudante. Ou seja, desde o processo de letramento e alfabetização, passando para o ensino fundamental, médio, superior e além.

A gamificação pode ser aplicada de diferentes formas em uma sala de aula ou curso online por exemplo. O professor pode utilizar sua criatividade e também alguns métodos e abordagens para usar os games na educação dos alunos.

Existe uma liberdade quase que total para o pedagogo utilizar os elementos dos games da maneira que achar mais eficiente. No entanto, ele precisa sempre levar em conta um ponto muito importante da gamificação na educação.

Ela é uma estratégia de engajamento, que visa estimular os estudantes a ter seu aprendizado facilitado.

Em relação a métodos práticos, o professor pode usar a gamificação por meio de jogos digitais, analógicos ou mistos. Sendo essa uma ótima forma de ensinar os temas e conteúdos previstos na grade.

Ele ainda pode utilizar dos jogos para explicar conteúdos densos e mais complexos por meio da gamificação. Pela forma como ela possibilita o aluno vivenciar os temas de forma mais prática, o aprendizado se torna mais fácil.

Principais benefícios da gamificação na educação

Agora que você já sabe o que é a gamificação na educação e como ela pode ser implementada em ambientes de ensino, é hora de dar mais um passo.

Sua aplicação correta em salas de aula de qualquer faixa de escolaridade gera vários benefícios diretos e indiretos para aluno e professor. Entre os principais desses benefícios e vantagens estão:

  • Torna o ensino dos alunos mais divertido e prazeroso, tanto para os estudantes quanto para o professor
  • Faz com que o aluno consiga aprender de forma muito mais rápida, mesmo assuntos complexos e que demandam muita concentração
  • Promove maior interação social entre os alunos na sala de aula
  • Estimula a participação maior dos estudantes com as atividades
  • Promove um maior desenvolvimento da criatividade, autonomia e colaboração entre os alunos
  • O uso da gamificação aumenta naturalmente o interesse do aluno nos conteúdos que estão sendo ensinados
  • Aumenta a retenção e compreensão do conteúdo lecionado
  • Estimula o aluno a ser mais protagonista e buscar respostas por si para a resolução de problemas
  • Faz com que o aprendizado ocorra de forma lúdica
  • Melhora o desempenho e resultados dos alunos nas matérias e conteúdos onde a gamificação na educação é aplicada
  • Aumenta o engajamento dos alunos com as atividades e o que se está ensinando
  • Promove o diálogo entre os estudantes e ainda ajuda a quebrar objeções dos alunos quanto a um determinado assunto ou matéria
  • Ajuda no desenvolvimento de competências e capacidades socioemocionais

Como pode ver, são inúmeras as vantagens e benefícios que a aplicação da gamificação na educação costuma acarretar nos estudantes. Mas para obter esses benefícios, é preciso adotar a gamificação por meio de formas e técnicas adequadas.

Algumas formas e técnicas de como aplicar a gamificação na educação dos seus alunos

Existem várias formas e técnicas que permitem aos educadores aplicarem corretamente a gamificação na educação em salas de aula.

Uma delas é a storytelling, onde o professor pode trabalhar a gamificação por meio de histórias. Ela é ótima para ambientar o estudante em um ambiente dentro da atividade, levando-o a buscar a resolução de um problema.

Também pode criar jogos para estimular a competição entre os alunos. Claro, nesse quadro, os jogos devem buscar estimular uma competição positiva e amistosa, onde o verdadeiro ganho é o aprendizado.

Outra técnica que pode ser adotada é o uso de avatares, personagens, nos jogos para promover um aprendizado mais interativo. O professor ainda pode adotar desafios com sistemas de recompensas para estimular ainda mais o aluno a buscar resolver enigmas e desafios promovidos por meio dos conteúdos ensinados.

Conheça as 6 tendências pedagógicas

Agora que você já entende mais sobre a gamificação na educação, conheça outras tendências da pedagogia neste ano.

Recentemente, preparamos um conteúdo com 6 tendências pedagógicas para 2020 em diante.

Então, se você deseja manter-se atualizado, clica no link abaixo e confira este conteúdo.

➥ Quero conhecer agora mesmo as 6 tendências educacionais para 2020 em diante

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up