6 Tendências Educacionais de 2020

Você sabe quais foram as principais tendências educacionais de 2020?


A nova década do terceiro milênio chegou com diversas transformações na forma como aprendemos. Na busca por novos métodos e abordagens para tornar mais fácil para pessoas de todo mundo aprenderem com eficiência e qualidade.


A internet e as novas tecnologias foram um dos principais propulsores das transformações na educação. Sendo ainda grandes responsáveis pelas inovações que o cenário educacional tem apresentado.


Neste artigo, reunimos 6 das principais tendências educacionais que permearam o ambiente educacional em 2020.


1. Gamificação: a queridinhas das tendências educacionais


Vamos começar a nossa lista de hoje com a gamificação, uma das principais e mais populares novidades educacionais em 2020.


A gamificação consiste no uso de mecânicas e dinâmicas dos jogos com a finalidade estrita de estimular e despertar o aprendizado no estudante.


Na gamificação voltada para o ensino, utilizam-se práticas ludopedagógicas e interativas. Práticas essas que são muito importantes e interessantes para desenvolver a criatividade e aumentar a participação do aluno em sala de aula.


A gamificação também é importante para associar a tecnologia disponível dos estudantes com o estudo. Por exemplo, é possível usar os próprios celulares do estudante para, por meio de jogos educacionais e pesquisas, fomentar o aprendizado.


Por isso, a gamificação foi uma das principais novidades educacionais em 2020 e dos próximos anos.


2. Flexibilização Curricular


Depois da gamificação outra novidade que ganhou espaço é a flexibilização curricular.


O objetivo é o de permitir que o professor leve assuntos importantes a discussão em sala de aula. Sem que estes assuntos estejam diretamente ligados a grades curriculares comuns.


Os assuntos levados à discussão pelo professor na flexibilização curricular variam. No entanto, eles costumam ser temas em pauta na sociedade e também ligados ao cotidiano dos estudantes.


Entre esses assuntos estão, por exemplo:


  • Inclusão Social;
  • Questão de Gênero;
  • Tecnologia;
  • Sustentabilidade;
  • Direitos Humanos.


A flexibilização curricular dá uma oportunidade de construir uma nova abordagem e uma formação escolar mais diversificada em sala. Ela torna possível adaptar o ensino às necessidades individuais de cada aluno.


3. Ensino Híbrido


A terceira das têndencias educacionais que esteve presente em 2020 foi a modalidade conhecida como ensino híbrido. Também conhecido como Blended Learning, o ensino híbrido é uma modalidade educacional que combina o ensino online com o presencial. Nele, as aulas presenciais de um curso para concursos, por exemplo, são gravadas e carregadas em uma plataforma para acesso online.


Entretanto, o  ensino híbrido não consiste apenas em subir aulas presenciais em plataformas de Educação a Distância (EAD). É preciso que a distribuição dessas aulas possa ser adaptada em diferentes planos de estudo. De modo que possibilite a qualquer estudante seguir seu ritmo próprio de estudo e aprendizagem.


Nessa modalidade de ensino ainda se utilizam de vídeos e jogos interativos para aumentar o engajamento dos alunos. A proposta desta modalidade é proporcionar um ensino que garanta que o estudante se beneficie das vantagens do ensino online e offline.


4. Projetos de Empreendedorismo


Uma das novidades educacionais que mais ganha espaço e apoio em diversos ambientes de ensino são os projetos de empreendedorismo. Nas escolas, esses projetos frequentemente consistem em feiras com palestras sobre o tema. E na apresentação de projetos de pequenos negócios criados por alunos.


No entanto, estimular o empreendedorismo nas escolas é muito mais do que ensinar alunos a construir negócios. Esse é  apenas um componente desta tendência.


educação empreendedora consiste em estimular um estado constante de curiosidade, planejamento e execução em projetos com metas e propósitos claros.


Ela busca guiar o aluno até o conhecimento necessário para entender os problemas sociais. E então agir em resposta para criar soluções para esses problemas, de forma que impactem positivamente a vida das pessoas.


O que pode ser feito, por exemplo, por meio da criação de um negócio. Mas que não precisa, necessariamente, passar pela criação de um.


5. Uso de Inteligência Artificial (IA)


O uso da Inteligência Artificial (IA) foi outra inovação que impactou o ensino em 2020 e continuará impactando nos próximos anos.


Ela é um recurso novo na educação, e sua implementação em instituições de ensino é tímida. Mas este é um quadro que com toda certeza vai mudar com o passar dos anos.


O uso da Inteligência Artificial é uma das principais tendências para esta década, pois é de grande valia para estudantes.


Por exemplo, a Inteligência Artificial é capaz de ajudar o estudante a identificar rapidamente seu padrão de erros e acertos. A razão disso é que a IA trabalha basicamente com estatísticas, e assim pode identificar erros e acertos com rapidez e precisão.


Identificados esses pontos, o professor e o estudante podem otimizar seus esforços de ensino e aprendizado para vencer tais dificuldades com mais facilidade.


6. Uso de Realidade Virtual ou Realidade Aumentada


Para terminar temos o uso da Realidade Virtual ou Realidade Aumentada.


Essa foi uma das novidades educacionais de 2020 e que uma das que mais promete revolucionar a educação. A RV ou RA possibilita ao estudante a plena vivência de experiências impossíveis ou muito caras.


Como por exemplo fazer experimentos em um laboratório de química completo de forma totalmente segura. Ou ainda, conhecer por dentro uma pirâmide sem a necessidade de viajar para o Egito ou qualquer outro país.


Essas são possibilidades da Realidade Virtual ou Realidade Aumentada. Ela é uma tendência pedagógica ainda majoritariamente aplicada no ensino de crianças e adolescentes. Mas que está ganhando espaço rapidamente no Ensino Superior.


Outra vantagem do uso da Realidade Virtual ou Aumentada é que ela é capaz de tornar diversas atividades educacionais mais dinâmicas. O que promove uma maior interação do aluno com o tema estudado. Além de colocar ele dentro do contexto específico do assunto da aula.


Você agora acaba de conhecer 6 das principais tendências educacionais de 2020. Quer saber ainda mais sobre o que há de novo na pedagogia? Continue acompanhando o Pedagogia para Concurso para ficar por dentro de todos os assuntos sobre a carreira educacional!

avatar

Sara Moreira

em 19/02/2024 às 14:56

ESTUDE COM A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDOS PARA CONCURSOS DA CARREIRA EDUCACIONAL DO BRASIL

Acesse videoaulas e PDFs dos melhores professores e tenha a preparação certa para a sua aprovação!

Menos de R$ 2,59 por dia

logo

Já segue o Pedagogia para Concurso nas redes sociais?

SIA Quadra 5C AE 24A/24B Entrada 273

Salas 204 a 209 - Guará / CEP 71200-055

Brasília - DF

© 2018 - 2023 Pedagogia para Concurso. Todos os direitos reservados | Criado por Web Desenvolve - MKT Digital