6 Atividades Lúdicas que todo concurseiro pedagógico deve conhecer

6 Atividades Lúdicas que todo concurseiro pedagógico deve conhecer

Os jogos ou atividades lúdicas são um excelente instrumento para facilitar o processo de educação e ensino na pedagogia.

Bem trabalhadas em ambientes de ensino, tais atividades geram diversos benefícios e facilitam o aprendizado dos estudantes. Por isso, é fundamental que um pedagogo, professor, conheça pelo menos algumas atividades lúdicas principais.

Essa necessidade é ainda maior se o profissional se prepara para prestar concursos de pedagogia, pois os jogos lúdicos são muito cobrados nas provas.

Pensando nisso, reunimos neste conteúdo exclusivo seis das principais atividades lúdicas. Então, preste muita atenção agora para saber quais são essas atividades e ficar ainda mais preparado para seus concursos pedagógicos.

O que são os jogos e atividades lúdicas na pedagogia

Antes de conhecer as principais atividades e jogos lúdicos na pedagogia, é importante primeiro entender o que são exatamente essas atividades e esses jogos.

De modo geral, podemos entender como atividades e jogos que trabalham componentes lúdicos para estudantes, especialmente na primeira infância. Têm o objetivo de utilizar a ludicidade para promover a educação e o aprendizado do estudante, ou seja, são jogos e atividades que possibilitam aos alunos de uma classe aprender por meio de brincadeiras.

As atividades lúdicas e jogos podem e são usadas para estimular o aprendizado de disciplinas e conteúdos da grade escolar. Mas, elas também promovem benefícios como maior sociabilidade com colegas, cooperação e valores éticos e morais, dentre outras capacidades e características pessoais e coletivas.

Agora que você sabe o que são as atividades e jogos lúdicos, confira seis das principais brincadeiras lúdicas na pedagogia.

1 – Jogo da Adivinhação

O Jogo da Adivinhação é uma das atividades lúdicas mais utilizadas por profissionais da área pedagógica.

Nessa prática, o educador seleciona uma criança, um aluno, e leva-a para fora da sala de aula. Então, ele passa um verbo para o estudante, como por exemplo gritar, cantar, correr e pular.

O estudante escolhido volta para a sala de aula e faz mímica do verbo passado pelo professor. Os colegas tentam adivinhar qual é o verbo pela mímica e o primeiro a acertar é convidado a ir para fora da sala para recomeçar o processo do jogo.

Essa é uma das atividades lúdicas mais praticadas, pois ajuda os alunos a aprenderem como se expressar sem uso de palavras.

2 – ABC das Frutas

Essa é uma das atividades lúdicas preferidas por muitos alunos, sobretudo crianças, em sala escolar.

O ABC das Frutas é um jogo muito divertido, dinâmico e rápido de ser adotado por qualquer professor. Ajuda os alunos a enriquecer seu vocabulário de palavras e a descobrir coisas novas.

No jogo, o professor cita letras em sala de aula e os alunos devem falar o nome de frutas que comecem com a letra citada. Por exemplo, se o professor cita a letra “M”, os alunos devem falar frutas como maracujá, melancia, melão, mamão, etc.

O jogo pode ser feito com outros itens como partes do corpo, cores, plantas, comidas, animais, nomes de pessoas, entre outros. A única limitação para essa atividade é a criatividade do professor.

3 – Gincanas

As gincanas também são uma das principais e mais populares atividades lúdicas dentro da pedagogia, pois permitem estimular um senso positivo de competição e socialização entre os alunos da sala.

Uma gincana consiste em uma sequência de provas e jogos lúdicos planejada pelo professor. O profissional pode criar um circuito com jogos como dança das cadeiras, dança da laranja, corrida de saco, corrida com ovo na colher, passar por túnel, corrida de revezamento, etc.

A gincana pode ser feita como uma competição entre equipes de alunos ou de modo totalmente individual. Os benefícios na educação e aprendizagem serão os mesmos, assim como a diversão garantida dos estudantes.

4 – Futebol de Dois

O Futebol de Dois é uma atividade lúdica muito desafiadora para boa parte dos alunos que participam dela.

Nesse jogo, o professor separa alunos da sala em duplas para disputar as partidas. A cada duas duplas formadas dentro da sala, é combinado uma partida de futebol com regras estabelecidas.

Os alunos de cada dupla formada em sala de aula têm os seus pulsos amarrados por um lenço, de forma que a movimentação das duplas precisa ser coordenada e cooperativa para que possam jogar a partida.

O vencedor de cada confronto é determinado pelo número de pontos que cada dupla fez. Esses pontos podem, é claro, serem os gols feitos pela equipe contra a outra, em que ganha quem marcar mais.

5 – Pique Bandeira

Esta é outra atividade muito divertida e que possibilita estimular a cooperação, o trabalho de equipe e a competição esportiva.

No jogo de Pique Bandeira, o professor ou pedagogo separa uma turma de alunos em dois grupos, um para cada lado do ambiente. Depois, ele coloca uma bandeira no centro da linha de fundo de cada uma das equipes.

A missão desse jogo é que algum dos alunos consiga chegar até a bandeira da equipe adversária e pegá-la. O aluno que pegar a bandeira não pode ser tocado, pois em caso de toque, ele deverá ficar parado, “congelado”. Só pode “descongelá-lo” quando um membro do seu time o resgata tocando nele e “descongelando-o”.

Vence a disputa a equipe que conseguir pegar a bandeirinha do outro time primeiro.

6 – Uma História Maluca

Para finalizar, hoje, nossa lista de atividades lúdicas na pedagogia, temos o jogo da história maluca.

Esse jogo possui benefícios como o auxílio no desenvolvimento da criatividade, cooperação, trabalho de equipe e capacidade de improvisação.

No jogo, o professor coloca vários objetos dentro de um baú ou uma caixa. Em seguida, ele pede para que os alunos comecem a contar uma história e que, na medida em que a contam, tirem objetos do baú.

Cada objeto tirado do baú pelos alunos deve ser inserido na história pelo estudante que retirou o objeto.

Gostou de conhecer essas atividades lúdicas populares na pedagogia e quer receber mais dicas e conteúdos sobre pedagogia e concursos?

Então, assine nossa newsletter no link abaixo e receba conteúdos exclusivos, em primeira mão, na sua caixa de entrada!

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up