O que é Currículo Escolar?
O Currículo Escolar é uma maravilhosa tapeçaria de aprendizado, tecida com os fios da educação. Ele é o mapa que guia a jornada educacional dos alunos, definindo os conhecimentos, habilidades e competências que devem ser desenvolvidos ao longo de sua trajetória escolar. Este currículo não se limita apenas ao que é ensinado em sala de aula, mas abrange todas as situações da vida escolar e social do aluno.
Ele é como um farol, iluminando o caminho para a formação plena dos estudantes, estabelecendo os conteúdos a serem estudados, as atividades a serem realizadas, e as competências a serem desenvolvidas.
Além disso, o currículo escolar é um componente essencial do Projeto Político Pedagógico da escola, garantindo uma formação democrática que proporcione a humanização, a cidadania, o direito à educação e a diminuição da desigualdade cultural.
Portanto, o Currículo Escolar é mais do que um documento, é a essência da educação, moldando o futuro de cada aluno.
Vamos analisar as concepções básicas de currículo escolar apoiadas na teoria de dois autores:
- Forquin (1993, p. 22), afirma que currículo escolar no vocabulário anglo-saxão é um percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem (“learning experiences”) às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal.
- Saviani (2010), currículo consiste em organizar o conteúdo e desenvolvê-lo didaticamente.
Qual o objetivo do currículo escolar?
Ele objetiva a construção do conhecimento de acordo com os saberes históricos e os conhecimentos relacionados à vivência do discente em parâmetro com a realidade regional. O currículo está sempre em construção adaptando-se as mudanças da humanidade.
A importância do currículo escolar
O currículo é de grande importância no ambiente escolar, é um dos documentos que orienta o trabalho do educador. É relevante que o mesmo esteja em concordância com o Projeto Político Pedagógico e outros documentos importantes na área educacional.
Existem três tipos de manifestações de currículo:
- Currículo Formal (prescrito);
- Currículo Real (em ação);
- Currículo Oculto (implícito).
O que é currículo em movimento?
Currículo é o “documento de identidade” (SILVA, 2003), que orienta a escola. Claro que tem uma definição maior que essa, abordamos de forma simples para facilitar sua compreensão.
O currículo não é algo estático, e sim está em constante evolução e atividade, pois deve acompanhar as mudanças do mundo. O currículo faz esse elo entre a cultura, a sociedade e a escola. Logo o Currículo em Movimento é um documento único (como a identidade), mas em constante movimento se adaptando as mudanças do mundo.
*Segundo o que se aplica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.
Organização de um currículo escolar
O currículo escolar é a bússola que direciona o processo educacional na instituição.
“A opção da escola por esta ou aquela forma de organização curricular requer uma meticulosa discussão, pois cada escola será reconhecida pelo tipo de homem que ela deseja formar e por meio dos mecanismos que utiliza na definição de seu currículo: propondo, selecionando, privilegiando, excluindo, silenciando conteúdos e posturas tanto dos professores e alunos quanto de possíveis interesses das comunidades onde as escolas se localizam.” (GONTIJO. GONTIJO. Salto Para o Futuro. Série Currículo e Projetos. Programa N° 4/2004).
Currículo na perspectiva da educação inclusiva
Não se imagina um currículo que não abranja a educação inclusiva, educação para a diversidade e tantas outras específicas, visto que é um documento de inclusão escolar.
Para Carvalho (2004, p. 79), a educação inclusiva pode ser considerada como um “processo que permite colocar valores em prática, sem pieguismos, caridade, filantropia, pois está alicerçada em princípios que conferem igualdade de valor a todas as pessoas”.
Leia também: Educação Inclusiva: fundamentos e princípios que você precisa entender
A importância do currículo escolar para o pedagogo
O currículo escolar é um dos norteadores do trabalho do pedagogo na instituição escolar, alinhado com os interesses do aluno, da comunidade e da sociedade o documento referido objetiva uma construção social do conhecimento.
Referências:
- CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
- FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes médicas, 1993.
- GONTIJO Cleyton Hércules. GONTIJO Simone Braz Ferreira. A flexibilidade curricular e a construção da identidade da escola. Salto Para o Futuro/TV ESCOLA – Boletim Currículos e Projetos. Programa 4 – 21/06 a 25/06 de 2004.
- SAVIANI, Nereide, “Saber Escolar, currículo e didática: Problemas de unidade conteúdo/método no processo pedagógico”- 6. Ed. Revista – Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
- STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Ediciones Morata, 1984.
Sara Moreira
em 18/11/2024 às 17:06
Tudo que sabemos sobre
SIA Quadra 5C AE 24A/24B Entrada 273
Salas 204 a 209 - Guará / CEP 71200-055
Brasília - DF
© 2018 - 2024 Pedagogia para Concurso. Todos os direitos reservados | Criado por Web Desenvolve - MKT Digital