BNCC na Educação Infantil
BNCC na Educação Infantil Promovendo Desenvolvimento Integral
A base nacional comum curricular estabelece os direitos de aprendizagem para as crianças de zero a cinco anos, e reconhece a educação infantil como essencial para o pleno desenvolvimento e construção da identidade da criança. Por isso preparamos este artigo para você entender como trabalhar as competências gerais previstas na BNCC na Educação Infantil.
O professor tem papel fundamental e precisa trabalhar de forma efetiva com os direitos para conseguir garantir que os objetivos sejam alcançados de acordo com as experiências e elementos que são considerados fundamentais durante todo o processo.
“Parte do trabalho do educador é refletir, selecionar, organizar, planejar, mediar e monitorar o conjunto das práticas e interações, garantindo a pluralidade de situações que promovam o desenvolvimento pleno das crianças” (BNCC – etapa educação infantil).
Os 6 direitos de aprendizagem apresentados na BNCC:
Conviver | Brincar | Participar |
Explorar | Expressar | Conhecer-se |
“Essa concepção de criança como ser que observa, questiona, levanta hipóteses, conclui, faz julgamentos e assimila valores e que constrói conhecimentos e se apropria do conhecimento sistematizado por meio da ação e nas interações com o mundo físico e social não deve resultar no confinamento dessas aprendizagens a um processo de desenvolvimento natural ou espontâneo. Ao contrário, impõe a necessidade de imprimir intencionalidade educativa às práticas pedagógicas na Educação Infantil, tanto na creche quanto na pré-escola” (BNCC – etapa educação infantil).
Além dos diretos de aprendizagem o documento apresenta também os campos da experiência na educação infantil.
Os campos da experiência apresentam uma nova organização curricular com a criança sendo a base do processo educativo. Eles ressaltam todas as habilidades, atitudes, elementos, valores e afetos que as crianças precisam desenvolver.
Na BNCC na Educação Infantil é apresentado cinco campos de experiência
1. O EU, O OUTRO E O NÓS
Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios. Exemplo citado no documento: (EI02EO02)
2. CORPO, GESTOS E MOVIMENTOS
Deslocar seu corpo no espaço, orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro, fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes naturezas. Exemplo citado no documento: (EI02CG02)
3. TRAÇOS, SONS, CORES E FORMAS
Explorar sons produzidos com o próprio corpo e com objetos do ambiente. Exemplo citado no documento: (EI01TS01)
4. ESCUTA, FALA, PENSAMENTO E IMAGINAÇÃO
Produzir suas próprias histórias orais e escritas (escrita espontânea), em situações com função social significativa. Exemplo citado no documento: (EI03EF06)
5. ESPAÇO, TEMPO, QUANTIDADES, RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES
Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles. Exemplo citado no documento: (EI01ET05)
Leia também: Histórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
BNCC na Educação Infantil: Idade
Na Educação Infantil, as aprendizagens fundamentais abarcam as condutas, habilidades, conhecimentos assim como as experiências que proporcionam o pleno desenvolvimento em diferentes áreas, sempre adotando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes. Esse conjunto de elementos, (ou seja, as aprendizagens), constituem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.
Na BNCC dentro de cada um desses campos, existem os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, que são atrelados a três grupos etários:
- Bebês (de zero a um ano e seis meses);
- Crianças bem pequenas (um ano e sete a três anos e onze meses);
- Crianças pequenas (quatro anos a cinco anos e onze meses).
É importante ressaltar que esses grupos não podem ser levados em consideração apenas em sua forma rígida. As diferenças de aprendizagem e especificidades de cada criança devem ser respeitadas!
O registro é fundamental durante o processo e serve também como instrumento positivo para o acompanhamento dos avanços e observações de cada trajetória desenvolvida no grupo e também por cada criança.
Assim, é possível avaliar o progresso ocorrido durante todo o desenvolvimento do processo de aprendizagem.
Veja a seguir o exemplo dessas aprendizagens retirado do documento da BNCC
O eu, o outro e o nós
- Respeitar e expressar sentimentos e emoções.
- Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros.
- Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
Corpo, gestos e movimentos
- Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis.
- Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo.
- Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.
- Coordenar suas habilidades manuais.
Traços, sons, cores e formas
- Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva.
- Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais.
- Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
- Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.
- Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida.
- Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas.
- Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
- Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.
- Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.
- Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.
- Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.
- Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.)
A intenção é de que a BASE não fique apenas no campo teórico.
A ideia é que os eixos interação/brincadeira assim como os campos de experiência, criem oportunidades para uma nova prática permitindo que educadores, gestores e toda equipe educacional tenham mais autonomia e clareza do que de fato precisam trabalhar em cada fase.
O intuito é de criar oportunidades para que os direitos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças sejam atingidos.
Referência:
Sara Moreira
em 18/11/2024 às 18:48
Tudo que sabemos sobre
Notícias relacionadas
Ver maisSIA Quadra 5C AE 24A/24B Entrada 273
Salas 204 a 209 - Guará / CEP 71200-055
Brasília - DF
© 2018 - 2024 Pedagogia para Concurso. Todos os direitos reservados | Criado por Web Desenvolve - MKT Digital