6 Estratégias de Ensino que todo professor precisa conhecer

Você, professor, com toda certeza já identificou um fato nas salas de aula onde trabalha: atrair e manter a atenção dos estudantes está muito mais difícil. Mas, você sabe que pode vencer as distrações e cativar seus estudantes com as estratégias de ensino corretas?


Por meio de estratégias adequadas, de resultados comprovados em todo mundo, é possível captar a atenção dos estudantes. Mesmo diante de vários pontos de distração da aula, como conversas paralelas e celulares.


Neste artigo, compartilhamos 6 estratégias de ensino para despertar o interesse e facilitar a absorção de conhecimentos dos seus estudantes.


O que são estratégias de ensino?


Em primeiro lugar, é fundamental saber exatamente o que são estratégias de ensino. De modo geral, podemos entender essas estratégias como práticas e técnicas capazes de favorecer e acelerar a aprendizagem.


Elas podem ser empregadas para facilitar a captação, compreensão e aplicação de novas informações por parte dos estudantes. Além de serem ótimos recursos para que professores consigam atrair e reter a atenção e foco dos seus estudantes.


Com as estratégias de ensino corretas, um professor pode mudar totalmente a sua forma de ensinar. Ele é capaz de tornar suas aulas mais dinâmicas e interessantes, o que só estimula e facilita o aprendizado dos estudantes.


Agora, vamos começar a conhecer as 6 estratégias de ensino de hoje.


Saiba mais: O que é bullying: implicações importantes no ambiente escolar


1 – Júri simulado


Como o nome sugere, esta estratégia visa criar uma simulação prática e lúdica de um júri dentro da sala de aula.


O professor divide sua turma em duas áreas, a de acusação e a de defesa. Então, o professor propõe um tema ou uma situação emblemática, polêmica, para que os dois lados defendam seu ponto de vista.


Um contra e um a favor, por exemplo, cada lado precisa argumentar e refletir de acordo com o seu extremo.


Depois de um tempo determinado, é hora de inverter as turmas. Assim, quem primeiro acusou e foi contra, agora tem que defender o tema ou situação.


Já quem defendeu num primeiro momento, agora precisa argumentar de forma acusatória.


2 – Tempestade de ideias


Também chamada de Brainstorm, a tempestade de ideais é uma das estratégias de ensino mais estimulantes para o cérebro.


O professor propõe uma palavra ou frase para a turma. A partir desse ponto, os estudantes devem deixar a imaginação fluir e levantar ideias, imagens, conceitos, a partir dessa palavra ou frase.


O maior benefício do brainstorm é o de impulsionar a criatividade, inspiração, imaginação e suposição de cada um dos estudantes.


Outro benefício dessa estratégia é que ela exercita o raciocínio rápido e a capacidade do estudante de fazer associações.


Leia também: Teoria de Aprendizagem de Vygotsky


3 – Fórum


Na estratégia de ensino do Fórum, os estudantes se reúnem e promovem um debate sobre um tema determinado. Todos os estudantes participantes do fórum e devem apresentar suas visões e opiniões a respeito desse tema.


Essa estratégia ajuda a desenvolver algumas capacidades nos estudantes, como:

  • Observação;
  • Senso crítico;
  • Argumentação;
  • Reflexão;
  • Capacidade de síntese.


4 – Resolução de problemas


Essa é uma das estratégias de ensino mais simples de serem aplicadas. Na sala de aula, o professor apresenta uma situação-problema planejada.


Os estudantes são direcionados a fazer uma reflexão, uma análise crítica, um levantamento de hipóteses e uma argumentação para solucionar a situação-problema proposta pelo professor. Os estudantes têm o tempo da aula para pensar no máximo de respostas e soluções possíveis.


Ao fim da aula, cada estudante deve apresentar suas ideias para solucionar o problema.


5 – Trabalhos em grupos


Os trabalhos em grupos são outra maneira excelente de estimular o ensino e a aprendizagem em sala de aula. Além de, é claro, ajudar a desenvolver capacidades sociais entre os colegas e habilidades como a oratória, necessária para apresentação dos trabalhos.


Nessa estratégia em questão, existe uma abordagem interessante para se trabalhar em sala de aula. Ela consiste em separar a sala em grupos de 4 a 6 estudantes e apresentar temas para que cada grupo debata e opine entre os membros.


A importância dessa abordagem está, além do ensino, em conduzir os estudantes à reflexão crítica, interpretação, consideração de hipóteses diferentes e explicação das conclusões.


Você também pode se interessar: Pedagogia de Montessori


6 – Dinâmicas e brincadeiras


As Dinâmicas e Brincadeiras ajudam a mobilizar e estimular os estudantes, quebrar a monotonia das aulas tradicionais e promover a interatividade em sala de aula. Essa estratégia está muito presente na educação infantil, etapa da Educação Básica em que os professores usam muito a ludicidade na educação.


São uma excelente forma de facilitar a aprendizagem dos estudantes, além de gerar momentos de descontração e entrosamento entre eles.


As dinâmicas podem ter formatos diferentes, o professor tem a liberdade de optar por qual formato vai utilizar. No entanto, é importante que ele sempre mantenha o objetivo principal da dinâmica relacionada aos temas discutidos em sala durante a aula em questão.

avatar

Sara Moreira

em 03/12/2024 às 14:44

Compartilhe

ESTUDE COM A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDOS PARA CONCURSOS DA CARREIRA EDUCACIONAL DO BRASIL

Acesse videoaulas e PDFs dos melhores professores e tenha a preparação certa para a sua aprovação!

Menos de R$ 2,59 por dia

pedagogia-para-concurso-logo

Já segue o Pedagogia para Concurso nas redes sociais?

SIA Quadra 5C AE 24A/24B Entrada 273

Salas 204 a 209 - Guará / CEP 71200-055

Brasília - DF

© 2018 - 2024 Pedagogia para Concurso. Todos os direitos reservados | Criado por Web Desenvolve - MKT Digital