4 bancas organizadoras de concursos para educação: conheça-as e se prepare

Concursos públicos são uma forma de ingresso em cargos públicos em todo o Brasil. A educação é uma área que oferece muitas oportunidades de trabalho por meio de concursos públicos. 


No entanto, muitos candidatos enfrentam dificuldades em se preparar adequadamente para esses concursos. É aí que entram as bancas de concursos para educação.


As bancas organizadoras são responsáveis por elaborar, aplicar e corrigir as provas dos concursos públicos. Elas são responsáveis por garantir a lisura e a transparência dos processos seletivos. Além disso, elas são responsáveis por definir as regras e os critérios de avaliação dos candidatos.


Neste artigo, apresentaremos algumas das principais bancas organizadoras de concursos para educação no Brasil. 


Conhecer essas bancas pode ajudar os candidatos a se prepararem melhor para os concursos públicos na área de educação. 


1. Cespe/Cebraspe


Vamos começar com uma das bancas organizadoras de concursos para educação mais respeitadas e temidas do Brasil. Sua mudança de nome, Cespe para Cebraspe, aconteceu não faz muito tempo. Vale lembrar que Cebraspe é uma sigla para Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos.


No entanto, os concurseiros, tanto para cargos na área da educação quanto para outros cargos públicos, majoritariamente ainda a chamam de Cespe.


Em geral, o Cebraspe costuma priorizar questões onde o candidato ao cargo público precisa assinalar questões em certo ou errado. E esse formato de questões exige uma atenção reforçada por parte do candidato.


Pois no Cebraspe, diferente de outras formas de avaliações, quando uma questão é assinalada de forma errada, ela elimina uma correta.


Exemplo, em uma prova do Cebraspe com 50 questões o candidato acerta 40 e erra 10. Essas 10 questões erradas anulam 10 certas, e sua nota final é de 30 acertos.


Outro ponto que torna as provas do Cebraspe uma missão difícil é que como não há múltiplas questões, ele não pode acertar por simples eliminação de alternativas. Ele precisa mesmo saber a resposta.


2. Fundação Carlos Chagas (FCC)


Antigamente, a Fundação Carlos Chagas (FCC) costumava ser uma prova ideal para alunos adeptos da “decoreba”. E seus certames tinham o costume de contar com diversas questões do tipo “copia e cola”.


Hoje, esse perfil de exame foi muito modificado, justamente para tornar a prova do concurso algo muito mais desafiador para o candidato. A FCC agora trabalha com questões de múltipla escolha, e é considerada por muitos como a melhor das bancas de concursos para educação.


Os enunciados de cada questão costumam ser bem longos em cada prova. Porém, eles não são tão complexos como acontece nas provas realizadas pela Cespe/Cebraspe. O que resulta em um estilo de prova com maior praticidade e respostas diretas.


Um ponto tradicional das provas desta fundação são as questões que focam na análise e conhecimento literal das leis e da jurisprudência.


Outro detalhe que o concurseiro precisa ficar atento nas provas da FCC são as pegadinhas. É muito comum que, nos enunciados, se peça para marcar a alternativa incorreta. O que leva muitos candidatos a perderem pontos por não lerem atentamente.


Essa é uma das bancas de concursos para educação mais sérias do país. E uma das que mais valoriza e recompensa o esforço dos candidatos em se preparar para o certame público.


Leia também: O que é Progressão Continuada: entenda de uma vez por todas 


3. Fundação Getúlio Vargas (FGV)


A Fundação Getúlio Vargas é famosa em todo país por ser a banca organizadora das provas do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).


Ela também é uma banca conhecida por aplicar provas para alguns tribunais em todo o país e grandes concursos públicos que envolvam cargos na área do Direito.


No entanto, ela também é uma das principais bancas organizadoras de concursos para educação em todo território nacional.


A banca FGV é famosa por suas questões complexas que exigem muito estudo e atenção por parte dos candidatos. Isso porque a Fundação Getúlio Vargas muda seu padrão e estilo de prova a cada novo certame, a banca é altamente imprevisível.


Porém, alguns de seus padrões costumam ser enunciados longos para interpretação de texto e gramática. Na parte de direito, ela cobra muito sobre casos e questões multidisciplinares que envolvem textos da lei.


É recomendado para o candidato que fará um concurso organizado pela FGV que ele estude bastante o edital da prova. Além de fazer provas de edições anteriores do concurso e também olhar atenciosamente a bibliografia dos materiais de estudo, uma vez que a FGV já chegou a cobrar notas de rodapé.


4. Cesgranrio


A quarta das principais bancas que organizam concursos para educação é a Cesgranrio.


Ela é tida por muitos concurseiros como uma das bancas mais fáceis de se adaptar ao seu estilo de provas. Pois, existem muitas questões de certames anteriores organizados por ela disponíveis em sites que reúnem questões e provas de concursos.


A Cesgranrio foi escolhida para ser a executora da primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Essa é uma banca organizadora muito famosa e querida pelos concurseiros por distribuir o conteúdo do edital de forma bem equilibrada. Em geral, suas provas costumam contemplar a maioria, senão todos, os tópicos do edital.


A proporção das questões e relevância das mesmas também é bem equilibrada nas provas. Dificilmente uma prova da Cesgranrio terá questões com temas que não estavam presentes no edital do certame público.


Os enunciados da Cesgranrio possuem uma interpretação de texto tão complexa quanto a da Cespe/Cebraspe, às vezes mais. E podem conter gráficos e imagens também, reforçando a necessidade de maior atenção por parte do candidato.


As questões que envolvem o raciocínio lógico também demanda muita atenção do candidato que deseja ser aprovado. Cada questão costuma ser mais complexa que a anterior. Além disso, seus enunciados também são longos, exigindo muito cuidado a cada trecho da questão para evitar as famosas “pegadinhas”.

Saiba mais: ECA para Concursos: porque você deve dominar este estatuto 


Conclusão


Agora você conhece um pouco mais sobre 4 das principais bancas que organizam concursos para educação.


E é sempre importante destacar que você deve estudar, além do edital, provas anteriores para o cargo que vai disputar. Especialmente aquelas organizadas pela banca do concurso atual.


Com isso, você maximizará suas chances de aprovação no concurso e eventual posse no cargo.

avatar

Sara Moreira

em 19/06/2024 às 10:52

Tudo que sabemos sobre

Compartilhe

ESTUDE COM A MELHOR PLATAFORMA DE ESTUDOS PARA CONCURSOS DA CARREIRA EDUCACIONAL DO BRASIL

Acesse videoaulas e PDFs dos melhores professores e tenha a preparação certa para a sua aprovação!

Menos de R$ 2,59 por dia

logo

Já segue o Pedagogia para Concurso nas redes sociais?

SIA Quadra 5C AE 24A/24B Entrada 273

Salas 204 a 209 - Guará / CEP 71200-055

Brasília - DF

© 2018 - 2024 Pedagogia para Concurso. Todos os direitos reservados | Criado por Web Desenvolve - MKT Digital