8 matérias mais cobradas em concursos de pedagogia que você deve estudar

8 matérias mais cobradas em concursos de pedagogia que você deve estudar

Saber quais são as matérias mais cobradas em concursos de pedagogia pode ser um ponto chave na preparação de um candidato.

Conhecer bem os conteúdos que mais pesam nas provas de um concurso facilita muito a vida do concurseiro, permite que ele direcione melhor seus esforços e tempo de estudos para os assuntos que fazem a diferença.

Neste artigo inédito, reunimos algumas das matérias mais cobradas em concursos de pedagogia. Por isso, recomendamos que você, que vai prestar concursos pedagógicos, preste muita atenção às próximas linhas.

Você está a um passo de uma leitura rápida para aumentar suas chances de sucesso e aprovação no próximo concurso!

1 – Didática

A Didática é, de longe, uma das matérias mais cobradas em concursos de pedagogia em todo o Brasil.

Praticamente, não existe um concurso pedagógico, seja municipal, estadual ou federal, que não tenha questões sobre o tema.

E não é para menos a tamanha presença que ela possui nos certames públicos: a didática é o campo pedagógico que trata do estudo e desenvolvimento de métodos e processos de aprendizagem.

É por meio dessa disciplina que o profissional aprende diversas abordagens de ensinos, os fundamentos, processos e modos pelos quais promoverá a instrução de alunos.

2 – Psicologia na Educação

Outra disciplina muito cobrada em praticamente todos os concursos pedagógicos é a Psicologia na Educação.

A disciplina é tida como basilar para profissionais que pretendem atuar no ensino fundamental. A aplicabilidade da matéria é a forma mais comum de cair em questões de concursos pedagógicos.

Ao estudar a matéria, é importante se aprofundar nas teorias de autores como Piaget, Vygotsky, Wallon.

Leia também: Curso de pedagogia: saiba disso antes de se matricular

3 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Outra das matérias mais cobradas em concursos de pedagogia é o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O ECA é um marco regulatório muito importante que determina direitos aos jovens no Brasil. Estabelece que é dever da família, sociedade e do Estado assegurar saúde, educação, lazer, cultura e outros direitos aos jovens.

Além disso, também estabelece certas obrigatoriedades como proteger crianças e adolescentes de toda forma de discriminação, negligência, exploração, opressão, crueldade e violência.

Entre as regras, há dispositivos que visam combater o trabalho infantil e a exploração sexual de crianças e adolescentes.

Estudar o ECA a fundo é muito importante para concursos pedagógicos, pois sua presença nos certames é cada vez maior.

4 – Aspectos Filosóficos e Sociológicos da Educação

Esse é outro tema bastante cobrado em concursos de pedagogia, especialmente nos certames municipais.

Muitas questões dos concursos pedagógicos demandam do candidato entender como a filosofia, a sociologia e a ética influenciam no processo de educação. Muitas questões que trabalham com esses temas frequentemente citam o autor Paulo Freire.

Assim, nos estudos para responder questões ligadas ao tema, sempre é importante reservar tempo para estudar o autor.

Saiba mais: Pedagogia de Rousseau: como é cobrada em concursos pedagógicos

5 – Legislação na Educação

A Legislação na Educação está no topo entre as matérias mais cobradas em concursos de pedagogia.

Ela engloba todo um conjunto de normas educacionais, legais e infralegais, regulamentos e leis, com instruções jurídicas relativas ao setor educacional. Em resumo, a legislação na educação consiste em todo o espectro de leis e normas voltadas às regras e práticas educacionais.

Alguns exemplos de temas e setores dessa disciplina, que devem ser estudados por quem vai prestar concursos de pedagogia, são:

  • Normas Constitucionais.
  • Resoluções e pareceres dos órgãos do Ministério da Educação.
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN).
  • Leis Federais.
  • Lei de Diretrizes e Bases.

Ao se programar para estudar para um concurso de pedagogia, é essencial usar boa parte do tempo disponível para o estudo da Legislação na Educação.

Isso porque é a disciplina com maior representatividade nos certames públicos, chegando a atingir 25% das questões de uma prova. Outro ponto que demanda que o estudo seja feito por um tempo maior é o volume dos conteúdos dentro da disciplina.

6 – Língua Portuguesa, Matemática, Raciocínio Lógico e Informática

Além das matérias e disciplinas mais específicas, concursos de pedagogia também possuem questões de temas mais comuns.

Dentro das chamadas “disciplinas genéricas”, que costumam corresponder a cerca de 20% das questões de um concurso pedagógico. Dentro dessas disciplinas, estão matérias como Língua Portuguesa, Matemática, Informática e Raciocínio Lógico.

Embora mais comuns, o candidato não deve descuidar do estudo dessas disciplinas ao se preparar para um concurso, pois seu peso e sua presença nos concursos podem fazer toda a diferença na nota final e aprovação nos concursos.

7 – Teorias de Aprendizagem e Tendências Pedagógicas

A sétima das matérias mais cobradas em concursos de pedagogia da nossa lista de hoje é a de Teorias de Aprendizagem e Tendências Pedagógicas.

Essa disciplina cobre muitas das teorias e dos métodos de aprendizagem e ensino de vários autores importantes da pedagogia, por exemplo, Montessori, Piaget, Rosseau, Paulo Freire, Vygotsky, etc.

É uma disciplina que exige que o concurseiro organize muito bem o seu tempo para estudá-la. A maioria dos conteúdos dela são densos e precisam de um estudo aprofundado.

O concurseiro também deve estudar, ainda,  tendências educacionais atuais e futuras, pois a presença de questões nas provas que abordam tendências pedagógicas é cada vez maior nos concursos.

Confira: Pedagogia do Oprimido: importância para concursos de pedagogia

8 – Educação Infantil

Para finalizar, a educação infantil é uma das matérias mais cobradas em concursos de pedagogia.

Com a obrigatoriedade do acesso à escola para crianças a partir de 4 anos de idade, a educação infantil tem ganhado espaço nos concursos pedagógicos. Hoje, principalmente em concursos municipais, o volume de questões em torno da disciplina só cresce.

A razão disso é que com as novas leis de acesso à escola, a maioria das instituições e órgãos de ensino público demandam profissionais especializados e que tenham familiaridade em trabalhar com métodos e sistemas de ensino infantil.

Gostou de conhecer algumas das matérias mais cobradas nos concursos pedagógicos e deseja aprender mais sobre a área pedagógica?

Então, assine nossa newsletter no link abaixo e receba conteúdos exclusivos diretamente na sua caixa de entrada.

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS