Pedagogia da Autonomia: tudo sobre a obra de Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia: tudo sobre a obra de Paulo Freire

Você, que se prepara para concursos de pedagogia, conhece bem o que é a pedagogia da autonomia?

O livro escrito pelo ilustre educador e pensador Paulo Freire é tema frequente nos certames pedagógicos. É simplesmente muito difícil conseguir um bom resultado geral nas provas sem um conhecimento do assunto.

Pensando nisso, decidimos ajudar você com o conteúdo deste artigo exclusivo. Nas próximas linhas, entenda exatamente o que é a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire.

E mais, saiba como essa obra impacta e é cobrada nos concursos de pedagogia por todo o Brasil. Assim, você estará muito mais preparado para o próximo certame.

O que é a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire

Pedagogia da Autonomia é um livro escrito e lançado pelo educador brasileiro Paulo Freire no ano de 1996. Esse foi o último livro escrito e publicado pelo educador, que faleceu um ano depois, em 1997.

O livro é dividido em apenas três capítulos, que são responsáveis por abordar no todo a profundidade de seu conteúdo. A divisão de capítulos em Pedagogia da Autonomia é a seguinte:

  • Não há docência sem discência (Prática docente: primeira reflexão {em algumas edições})
  • Ensinar não é transferir conhecimento
  • Ensinar é uma especificidade humana

Em seu livro, Paulo Freire chama a atenção para a necessidade do educando, o aluno, ter papel protagonista em seu aprendizado. Ele chama para uma reflexão sobre a importância de dar criticidade e autonomia para o aluno desenvolver seu aprendizado.

Para isso, ao longo do seu livro, Paulo Freire traz diversas propostas de práticas pedagógicas. Que são necessárias para a construção da autonomia do aluno quanto sua própria educação.

No livro, o educador ainda frisa a importância de, neste processo, o professor respeitar e valorizar a cultura e conhecimentos empíricos do aluno.

Ao mesmo tempo, o livro faz uma crítica condenatória a rigidez ética, que em tese se voltaria para os interesses capitalistas. O ponto criticado, seria responsável por deixar à margem da socialização os menos favorecidos.

Do que trata a Pedagogia da Autonomia

O objetivo e finalidade principal de Pedagogia da Autonomia é levantar uma nova ótica para educadores quanto ao ensino dos alunos.

O livro reúne um conjunto amplo de experiências e métodos que visam valorizar a curiosidade dos educadores e alunos. Simultaneamente, também trata da necessidade do educador de não contrapor a prática reflexiva do estudante.

Na visão que Freire apresenta no livro, o aluno deve adquirir o conhecimento não apenas através da mera assimilação de conteúdos ensinados. Mas sim através de uma junção do que é ensinado, mais sua própria reflexão com base em seus saberes.

No primeiro capítulo do livro é feita uma crítica aberta em relação a mecanicidade do ensino tradicional. Ou seja, a burocracia formal com que o ensino foi passado sob formas rígidas e rigorosas.

Neste capítulo, o educador chama a necessidade de os professores refletirem e avaliarem seus métodos de ensino. Com o objetivo, é claro, de se livrar do modelo burocrático de ensino.

No capítulo dois da obra o educador aborda a necessidade manter o respeito do educando em seu direito ao desenvolvimento do próprio saber. Mais, Paulo Freire ainda aponta a necessidade do professor se envolver com o que está ensinando.

O capítulo ainda trata da importância de estimular o aluno a pensar e aprender por si mesmo.

Por fim no terceiro capítulo, Paulo Freire trata da necessidade do professor ter autoridade pela experiência no que está ensinando. O que demandará dele um conhecimento bem aprofundado dos temas e conteúdos que leciona nas aulas.

Agora que você tem uma ideia geral do que trata Pedagogia da Autonomia, descubra os pontos mais cobrados do livro em concursos de pedagogia.

Como a pedagogia da autonomia é cobrada em concursos pedagógicos pelo Brasil

Cada capítulo do livro Pedagogia da Autonomia possui tópicos que são cobrados com maior frequência nos concursos. Separamos abaixo quais são eles para te ajudar a saber onde deve focar mais seus estudos.

Para o capítulo 1, Não há docência sem discência, temos:

  • Ensinar exige rigorosidade metódica
  • Ensinar exige respeito aos saberes dos educandos
  • Ensinar exige reflexão crítica sobre a prática

No capítulo 2, Ensinar não é transferir conhecimento, os pontos mais cobrados são:

  • Ensinar exige respeito à autonomia do ser do educando
  • Ensinar exige apreensão da realidade
  • Ensinar exige curiosidade

Por fim, no capítulo 3, Ensinar é uma especificidade humana, como tópicos mais cobrados estão:

  • Ensinar exige compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo
  • Ensinar exige saber escutar
  • Ensinar exige disponibilidade para o diálogo

De que forma se preparar e estudar o livro para concursos de pedagogia

Agora você já sabe quais os tópicos e assuntos que mais caem nas provas de concursos de pedagogia referentes ao livro Pedagogia da Autonomia.

No entanto, é importante entender bem como que você deve se preparar para os concursos ao estudar essa obra.

Que fique claro que o livro deve ser estudado no todo com a devida atenção, curiosidade e reflexão. Pois quando trabalhado em provas de concurso, muitas questões são tiradas de todo o livro Pedagogia da Autonomia.

Porém, é importante dar uma atenção ainda mais especial aos tópicos pontuados acima. Pois eles são de onde as bancas costumam retirar a maioria das questões trabalhadas nas provas.

Estudar elas com mais atenção com certeza vai te ajudar a conseguir ficar melhor preparado para os concursos. E assim, aumentar as suas chances de aprovação.

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