Estão encerradas as inscrições para a PND! Após a prorrogação as inscrições para a primeira edição da Prova Nacional Docente (PND) foram encerradas em 30 de julho. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), publicou por meio do Diário Oficial da União o Edital n.º 72 que dispões sobre à realização da edição de 2025 da Prova Nacional Docente também conhecida como CNU dos professores.
As inscrições foram realizadas entre os dias 14 a 30 de julho de 2025 por meio do site https://pnd.inep.gov.br/pnd/ conforme o horário de Brasília-DF. Com taxa de inscrição no valor de R$ 85,00 para todos os participantes.
No momento da inscrição, os candidatos escolheram a área em que querem ser avaliados. Podem participar da PND os estudantes que estão concluindo a licenciatura, chamados de participantes concluintes, e também outros interessados, chamados de participantes gerais.
A inscrição dos participantes concluintes no Enade é de responsabilidade do coordenador do curso, enquanto, na PND, esses participantes devem confirmar a inscrição. Já os participantes gerais devem realizar o cadastro por conta própria.
Vale ressaltar que o local de realização da prova será escolhido pelo participante no momento da inscrição e não deve ser confundido com o município em que ele pretende concorrer a uma vaga na carreira educacional pública.
A inscrição na Prova Nacional Docente não dispensa a necessidade de inscrição nos concursos ou processos seletivos das redes estaduais e municipais que poderão utilizar a PND como etapa única ou complementar em suas seleções. As regras para utilização dos resultados da PND nos concursos e processos seletivos serão definidas pelos entes federativos que os promoverem.
Cronograma da PND:
- Período de inscrições: 14 a 30 de julho (prorrogado)
- Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 1º de agosto (prorrogado)
- Divulgação dos locais de provas: 07 de outubro
- Realização das provas: 26 de outubro
- Divulgação do gabarito peliminar: 28 de outubro
- Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro
- Divulgação do resultado individual na PND: 10 de dezembro
Confira em detalhes todas as informações sobre o edital da PND.
Matrizes de referência da PND
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou por meio do Diário Oficial da União, documentos oficias que definem os conteúdos que serão cobrados na Prova Nacional Docente (PND).
Os materiais divulgados incluem a Matriz de Referência da Formação Geral Docente, que contém os conteúdos básicos para todos os professores, e também as matrizes específicas para cada tipo de licenciatura contempladas na primeira edição da PND.
Confira abaixo os documentos completos do que será avaliado em cada área:
00 - Formação Geral Docente
01 - Licenciatura em Artes Visuais
02 - Licenciatura em Ciências Biológicas
03 - Licenciatura em Ciências Sociais
04 - Licenciatura em Computação
05 - Licenciatura em Educação Física
06 - Licenciatura em Filosofia
07 - Licenciatura em Física
08 - Licenciatura em Geografia
09 - Licenciatura em História
10 - Licenciatura em Letras Português
11 - Licenciatura em Letras Português-Espanhol
12 - Licenciatura em Português-Inglês
13 - Licenciatura em Letras Inglês
14 - Licenciatura em Matemática
15 - Licenciatura em Música
16 - Licenciatura em Química
17 - Licenciatura em Pedagogia
Estados e municípios que aderiram à PND
A PND conta com a adesão, até o momento, de 22 estados e 1.508 municípios. Portanto, essas redes públicas de ensino desses estados e municípios poderão utilizar a PND como etapa única ou complementar em seus concursos públicos e processos seletivos simplificados para a seleção de profissionais da carreira educacional.
O Ministério da Educação divulgou que mais de 80% dos estados aderiram à Prova Nacional Docente. A lista de adesão conta com diversas capitais, além da confirmação da participação dos seguintes estados: Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
A Prova Nacional Docente (PND) contará com a participação de redes municipais de ensino de todos os estados do Brasil, já que os municípios têm autonomia para aderir ao exame independentemente da confirmação das redes estaduais.
MEC divulga regras da Prova Nacional Docente
O Ministério da Educação (MEC), por meio do Diário Oficial da União, publicou a Portaria N.º 96 que define as regras da Prova Nacional Docente (PND). A PND integra o programa Mais Professores para o Brasil que promove ações de valorização e qualificação para profissionais da educação básica. A PND foi estruturada como um “Enem dos Professores”.
Com o objetivo de amplificar a qualidade da formação dos docentes e incentivar a realização de concursos públicos para professores a PND visa promover um aumento significativo de professores dentro das salas de aula nas redes públicas de ensino.
Entenda como funcionará a Prova Nacional Docente
Segundo a Portaria do MEC N.º 96, a Prova Nacional Docente, será realizada anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a partir de 2025. A prova vai utilizar referências e instrumentos do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes das Licenciaturas (Enade) e será aplicada em diversos locais do Brasil.
Confira em detalhes os objetivos desta avaliação:
• Subsidiar os estados, municípios e o Distrito Federal na seleção de profissionais qualificados para suas redes de ensino;
• Estimular a realização de concursos públicos e induzir o aumento de professores efetivos nas redes de ensino do Brasil;
• Conferir parâmetros para autoavaliação dos participantes da prova, com o objetivo de ajudá-los a refletir sobre sua formação contínua e inserção na carreira educacional no setor público;
• Fornecer dados para a formulação e avaliação de políticas públicas de formação inicial e continuada de professores.
Os estados e municípios poderão utilizar a PND como etapa única ou complementar a seleção de docentes nos seus editais de admissão. As informações para adesão também foram publicadas no Diário Oficial da União.
Os estados e municípios interessados em aderir à PND terão entre os dias 12 de fevereiro a 17 de abril para formalizar a adesão junto ao Ministério da Educação.
Prova Nacional Docente: Resultados e pós-prova
Após a realização da Prova Nacional Docente cada participante receberá um boletim de resultado que será resguardado com sigilo individual pelo Inep. O Inep também será o responsável por estruturar um banco de dados e emitir relatórios que possibilitarão analises dos resultados.
Cada participante poderá solicitar os dados presentes no boletim de resultados sempre que for necessário, utilizando um código de verificação que será fornecido pelo Inep.