Atenção professores! As matrizes de referência para a Prova Nacional Docente (PND) foram divulgadas, por meio do Diário Oficial da União, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) na última quarta-feira, dia 28 de maio. O documento detalha os conteúdos das 17 áreas de conhecimento que serão avaliadas na primeira edição da PND, incluindo Pedagogia, e traz detalhes de como será a prova prevista para outubro deste ano.
As matrizes estabelecem os conhecimentos e habilidades exigidos em cada licenciatura, garantindo padrões nacionais para a seleção de professores. A partir de 2025, tanto o Enade Licenciaturas quanto a Prova Nacional Docente (PND) serão compostas por dois componentes: Formação Geral Docente, para todas as licenciaturas, e o específico de cada licenciatura. As matrizes agora divulgadas definem esses requisitos para as 17 áreas avaliadas.
Confira a seguir os eixos temáticos da matriz de cada licenciatura:
1. Fundamentos da Educação (Filosofia, História, Sociologia);
2. Psicologia da Aprendizagem;
3. Didática e Metodologias de Ensino;
4. Currículo e Políticas Educacionais;
5. Tecnologias Educacionais e Letramento Científico;
6. Metodologia de Pesquisa em Educação;
7. Avaliação Educacional;
8. Educação Inclusiva e Libras;
9. Direitos Humanos, Diversidade e Culturas Africanas/Indígenas;
10. Gênero, Sexualidade e Relações Étnico-Raciais;
11. Gestão Escolar e Articulação Comunitária;
12. Educação Socioambiental;
13. Práticas Docentes e Estágio Supervisionado.
1. Arte contemporânea e diversidade cultural;
2. Culturas indígenas e afro-brasileiras;
3. Artes visuais e política (artivismo) e sustentabilidade;
4. História e patrimônio artístico;
5. Linguagem visual e criação;
6. Metodologias de ensino e avaliação;
7. Interdisciplinaridade (arte-ciência-tecnologia);
8. Mediação e curadoria educativa;
9. Tecnologias digitais na arte;
10. Artes visuais e educação especial e inclusiva.
1. Fundamentos e metodologias de ensino;
2. Bases moleculares e genéticas da vida;
3. Diversidade biológica e ecologia;
4. Saúde humana e bioética;
5. Educação ambiental e sustentabilidade;
6. História e sociologia da ciência;
7. Inclusão e diversidade na educação científica;
8. Ferramentas quantitativas e etnobiologia;
9. Políticas educacionais e currículo;
10. Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
1. Teorias Clássicas das Ciências Sociais (antropologia, ciência política e sociologia);
2. Teorias Contemporâneas das Ciências Sociais (antropologia, ciência política e sociologia);
3. Ciências Sociais do Brasil;
4. Métodos e técnicas de pesquisa em ciências sociais;
5. Didática e metodologias do ensino de ciências sociais;
6. Ensino das ciências sociais na educação básica no Brasil;
7. Educação nas ciências sociais;
8. Epistemologias decoloniais.
1. Fundamentos da Programação;
2. Engenharia de Software & Sistemas;
3. Interação Humano-Computador (IHC);
4. Redes e Infraestrutura;
5. Inteligência Artificial e Dados;
6. Computação Teórica;
7. Ética e Impacto Social;
8. Didática da Computação;
9. Tecnologias Educacionais;
10. Informática na Educação;
11. Pensamento Computacional;
12. Interdisciplinaridade.
1. Fundamentos Histórico-Filosóficos;
2. Bases Socioculturais;
3. Anatomia e Desenvolvimento Motor;
4. Normatizações e Currículo;
5. Metodologias de Ensino;
6. Práticas Corporais;
7. Avaliação Educacional;
8. Educação Inclusiva;
9. Saúde e Qualidade de Vida;
10. Pesquisa em Educação Física;
11. Tecnologias Educacionais;
12. Interdisciplinaridade.
1. Fundamentos Cosmológicos e Metafísicos;
2. Teoria do Conhecimento;
3. Filosofia Prática;
4. Filosofia da Educação;
5. Linguagem e Mente;
6. Estética e Filosofia da Arte;
7. Filosofia das Religiões;
8. Abordagens Decoloniais;
9. História da Filosofia;
10. Lógica Formal e Informal;
11. Didática Filosófica;
12. Interfaces Contemporâneas.
1. Física Clássica;
2. Física Moderna e Contemporânea;
3. Práticas Experimentais;
4. Fundamentos Históricos e Filosóficos;
5. Políticas Educacionais;
6. Organização Curricular;
7. Teorias de Aprendizagem;
8. Metodologias de Ensino;
9. Tecnologias Educacionais.
1. Bases teóricas e epistemológicas da Geografia;
2. Dinâmicas naturais, socioambientais e paisagem;
3. População, urbanização e mobilidade espacial;
4. Espaços rurais, agrários e movimentos sociais;
5. Regionalização, redes e reestruturação produtiva;
6. Geografia política, conflitos e territorialidades;
7. Diversidade cultural, étnico-racial e direitos humanos;
8. Ensino de Geografia: linguagens, cartografia e metodologias;
9. Pensamento espacial e saberes tradicionais;
10. Geografia histórica e formação territorial.
1. Teoria e metodologia da História e seu ensino;
2. História global: períodos e processos;
3. História do Brasil e suas dimensões;
4. História continental: América, África e Ásia;
5. Cultura afro-brasileira e indígena;
6. História das relações de gênero;
7. Ensino de História e direitos humanos;
8. História e diversidade cultural.
1. Fundamentos teóricos da linguagem e ensino;
2. História e variação da língua portuguesa;
3. Discurso, gêneros e produção de sentidos;
4. Modalidades linguísticas: oralidade e escrita;
5. Letramentos e multiletramentos;
6. Teoria e crítica literária;
7. Literatura brasileira e interculturalidade;
8. Ensino e fruição literária;
9. Formação do leitor crítico;
10. Língua, literatura e multissemiose.
1. Fundamentos da análise linguística;
2. Dimensões socioculturais da linguagem;
3. Aquisição e processamento da linguagem;
4. Textualidade e discurso;
5. Estudos literários e culturais;
6. Multiletramentos e tecnologias;
7. Metodologias de ensino;
8. Ensino plurilíngue;
9. Linguagem e multissemiose;
10. Literatura e decolonialidade.
1. Fundamentos teóricos da linguagem;
2. Análise linguística: forma e função;
3. Variação e diversidade linguística;
4. Letramentos e práticas discursivas;
5. Aquisição e ensino de línguas;
6. Tecnologias e políticas educacionais;
7. Perspectivas decoloniais e interculturais;
8. Estudos literários: teoria e crítica;
9. Literatura e formação do leitor;
10. Pesquisa em língua inglesa e literaturas.
1. Fundamentos teórico-metodológicos da linguagem;
2. Análise linguística e variação;
3. Letramentos e práticas discursivas;
4. Ensino-aprendizagem de línguas e literaturas;
5. Políticas linguísticas e perspectivas críticas;
6. Estudos literários e culturais;
7. Formação do leitor e crítica literária;
8. Linguagem, tecnologia e multiletramentos.
1. Matemática Fundamental;
2. Geometria e Espaço;
3. Matemática Superior;
4. Matemática Aplicada;
5. Didática da Matemática;
6. Contextos Educacionais;
7. Educação Inclusiva.
1. Educação Musical Inclusiva e Diversidade;
2. Música, Sociedade e Relações de Poder;
3. Desenvolvimento Humano e Educação Musical;
4. Metodologias de Ensino e Aprendizagem Musical;
5. Pesquisa em Educação Musical;
6. Práticas Musicais e Repertórios;
7. Teoria e Linguagem Musical;
8. Tecnologias e Educação Musical;
9. Música e Sustentabilidade Socioambiental;
10. Composição e Improvisação no Ensino;
11. Música Tradicional e Contemporânea;
12. Políticas e Acessibilidade em Música.
1. Fundamentos da Matéria e Estrutura Atômica;
2. Físico-Química: Estados e Transformações;
3. Química Inorgânica e Orgânica;
4. Bioquímica e Interfaces Biológicas;
5. Experimentação e Metodologias no Ensino;
6. História e Filosofia da Ciência;
7. Educação Ambiental e Sustentabilidade;
8. Políticas Educacionais e Currículo;
9. Abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade);
10. Educação Inclusiva e Diversidade;
11. Divulgação Científica e Espaços Não Formais;
12. Metodologias Ativas e Inovação no Ensino.
1. Antropologia e Sociologia da Educação;
2. Fundamentos Metodológicos por Área;
3. Corpo, Movimento e Desenvolvimento;
4. Processos de Alfabetização e Letramento;
5. Políticas e Gestão Educacional;
6. Infância e Desenvolvimento;
7. Educação ao Longo da Vida;
8. Práticas Pedagógicas na Educação Infantil;
9. Educação Inclusiva e Especializada;
10. Interdisciplinaridade e Currículo;
11. Pedagogia em Espaços Não Escolares;
12. Dificuldades de Aprendizagem;
13. Pedagogia como Ciência da Educação;
14. Ludicidade e Práticas Criativas;
15. Avaliação Educacional.
Mais detalhes sobre as matrizes de referência da PND
Focando nas matrizes de Formação Geral Docente e Licenciatura em Pedagogia podemos notar que compartilham bases comuns, como fundamentos filosóficos e sociológicos da educação, processos de ensino-aprendizagem, inclusão, gestão escolar e avaliação. Ambas enfatizam a importância da didática, diversidade e práticas pedagógicas.
A Formação Geral Docente é mais ampla, preparando docentes para diversas licenciaturas com ênfase em tecnologia, pesquisa e questões de gênero, raça e meio ambiente. Já a Pedagogia é especializada, centrando-se em educação infantil, alfabetização, desenvolvimento humano e atuação em espaços escolares e não escolares.
Confira mais detalhes da PND
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