O governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, autorizou a contratação de 4.293 professores temporários para compor o corpo docente da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ) com atuação nos anos letivos de 2024 e 2025.
A autorização foi realizada por meio da publicação do Decreto n.º 49.189, no Diário Oficial do Estado da última quinta-feira (11). Os profissionais selecionados atuarão nos ensinos Fundamental e Médio.
O certame será realizado graças a publicação da Lei n.º 10.363, a norma em questão regulamenta a ampliação de vagas para contratação temporária.
Confira mais informações sobre o concurso SEEDUC RJ
Sobre a contratação de professores para a rede estadual de ensino o governador Claúdio Castro afirmou "Queremos que os novos professores estejam em sala de aula o mais breve possível. A contratação desses profissionais vai suprir as carências por afastamentos temporários, como tratamentos de saúde, gestação, estudos e demais licenças. Temos avançado muito e seguiremos trabalhando firme para garantir cada vez mais um ensino de qualidade para toda a nossa rede".
As vagas do concurso da SEEDUC RJ são para preenchimento de até 40 postos de trabalho nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com carga horária de 22 horas semanais,
para atuar na Diretoria Regional Pedagógica de Unidades Prisionais e
Socioeducativas. Além de 3.053 postos de trabalho com
carga horária de 18 horas semanais, e 1.200 postos de trabalho com carga horária de 30 (trinta) horas semanais, para os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
As contratações serão realizadas por meio de contratos administrativos de prestação de serviço com tempo determinado de dois anos, podendo ser renovado uma vez. O edital está previsto para ser publicado na próxima semana.
Relembre o último concurso SEEDUC RJ

O último concurso realizado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro ocorreu em julho de 2023 quando foram ofertadas 667 vagas temporárias para professores. Com carga horária de 22 horas semanais as remunerações variaram entre R$1.125,56 a R$2.647,30.