Quem faz pedagogia pode trabalhar em que: Profissões do curso

Quem faz pedagogia pode trabalhar em que: Profissões do curso

Você sabe em quais profissões quem faz pedagogia pode trabalhar?

A pedagogia é um dos cursos superiores mais procurados em todo o Brasil há muito tempo. E boa parte da causa dessa procura são os inúmeros concursos para pedagogia abertos todos os anos.

A maioria deles são para cargos de professor em escolas públicas municipais e estaduais. Porém, um pedagogo formado pode atuar em mais áreas de trabalho e cargos do que a de professor.

Inclusive, existem vários concursos para pedagogia que oferecem vagas para cargos além do de professor. E neste artigo exclusivo, você vai conhecer algumas vagas para concursos onde quem faz pedagogia pode trabalhar.

1 – Área docente

Não há outra forma de começar este conteúdo sem mencionar a principal e mais popular área para pedagogos recém-formados.

A área docente é para os profissionais formados em pedagogia que desejam trabalhar na sala de aula. Geralmente, a maioria busca atuar como professor nos primeiros anos do ensino fundamental. Ou seja, entre o primeiro ao quinto ano mais precisamente.

Porém, quem faz pedagogia pode trabalhar também como professor pré-escolar ou auxiliar de sala. Pelo menos no começo da sua carreira após a formação no curso.

A área docente emprega bastante pedagogos como professores por meio dos concursos públicos. São milhares de vagas, que levam a pedagogia como tema fundamental nas provas.

As vezes até a formação no curso é utilizada como critério de desempate no resultado final.

2 – Gestão Escolar

Quem faz pedagogia pode trabalhar no setor de gestão escolar de uma instituição de ensino, seja ela pública ou privada.

Os cargos desta área são mais ligados a parte administrativa dos ambientes de ensino públicos e privados. E nas instituições públicas também é possível ingressar neles por meio de concursos públicos para pedagogia.

Um formado em pedagogia que trabalhe na gestão escolar vai ter de lidar com tarefas diferentes das de sala de aula. Como por exemplo o trabalho com a criação e organização de calendários letivos, gestão de materiais, criação e acompanhamento de programas educacionais, recursos humanos, financiamentos, desenvolvimentos de projetos pedagógicos para educação básica, etc.

Além disso, o pedagogo ainda pode coordenar reuniões pedagógicas com pais de alunos, reformas curriculares, coordenar e organizar conselhos de classe e muito mais.

3 – Pedagogia Empresarial

Os ambientes empresariais também são locais onde o formado em pedagogia pode atuar profissionalmente.

A pedagogia empresarial é um segmento que tem ganho cada vez mais popularidade no mercado. E o número de profissionais para desempenhar trabalhos relacionados a essa forma de pedagogia é maior a cada ano.

De forma geral, um pedagogo trabalha na gestão de pessoas da companhia. Onde é responsável pelo treinamento e desenvolvimento de pessoas, com objetivo de gerar mudanças comportamentais, conforme a missão da empresa, nos colaboradores.

Algumas de suas funções e tarefas mais comuns na pedagogia empresarial são:

  • Coordenar e capacitar equipes de funcionários para que a empresa funcione de forma mais produtiva
  • Auxiliar no planejamento e execução de projetos para o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores da empresa
  • Criar e desenvolver projetos educacionais, culturais e sociais para a empresa
  • Ajudar no treinamento de funcionários e desenvolvimento de habilidades

Para essas atribuições o profissional adota o uso de técnicas, conceitos e estratégias pedagógicas adaptadas para os ambientes corporativos.

O ramo costuma pagar bons salários conforme a empresa onde o profissional atua. O que faz dele uma boa opção entre as áreas onde quem faz pedagogia pode trabalhar e fazer sua carreira.

A pedagogia empresarial é mais que um ramo de atuação para profissionais formados. Ela precisa ser estudada pela pessoa formada em pedagogia, mesmo que ela vise trabalhar no setor público, pois o assunto costuma cair em alguns concursos pedagógicos.

4 – Educação Especial

A educação especial é outro segmento onde quem faz pedagogia pode trabalhar. E saiba você agora mesmo que trabalhar nesse segmento pode ser bem recompensador. Tanto em termos financeiros, quanto em termos de satisfação pessoal.

Na educação especial o pedagogo deve adequar os métodos de ensino que conhece para alunos com alguma limitação de aprendizado. Limitações essas como dislexia, autismo, surdez, TDAH e outras deficiências mentais, sensoriais e físicas que dificultam a aprendizagem.

Pedagogos que atuam com alunos com essas limitações precisam ter um profundo e amplo conhecimento. Tanto das necessidades dos alunos, como dos seus métodos e técnicas de ensino. De forma que possa tornar a compreensão do que é ensinado mais fácil para os alunos com limitações.

Essa especificidade leva o mercado privado de trabalho a valorizar bastante o profissional de pedagogia capacitado para a educação especial. Dependendo da instituição onde trabalha, o pedagogo nessa função pode ganhar de R$ 1.500 a R$ 4.500 reais de salário médio.

O que é um incentivo para qualquer estudante de pedagogia buscar aprender o máximo sobre ela.

E também porque os concursos para pedagogia exigem cada vez mais conhecimentos desta forma de educação.

5 – Pedagogia Hospitalar

Para fechar nossa lista de área onde quem faz pedagogia pode trabalhar está a Pedagogia Hospitalar.

Nessa área, o pedagogo é o profissional que majoritariamente cuida da educação e ensino de crianças e adolescentes internados. Ou seja, na pedagogia hospitalar o pedagogo é responsável por promover ações educacionais para os pacientes do hospital. Respeitando sempre as condições e limitações em que se encontram.

O profissional tem por objetivo apoiar os estudos dos pacientes internados, para que eles não fiquem atrasados em seus estudos. Pois em muitas situações o paciente em fase escolar precisa ficar um bom tempo internado, o que pode comprometer o ano letivo.

Assim, a atuação do profissional que atua na pedagogia hospitalar é de evitar esse comprometimento, essa perda do ano letivo.

É um ramo que tem se popularizado, e que já aparece como tema de questões em muitos concursos para pedagogia.

Gostou deste conteúdo e quer saber mais sobre onde quem faz pedagogia pode trabalhar? Ou ainda saber mais sobre concursos para pedagogia, dicas de estudos, técnicas, etc?

Então assine nossa lista vip aqui embaixo e garanta acesso a conteúdos exclusivos sobre esses e outros assuntos.

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up