Pedagogia hospitalar: conheça esta promissora área

Pedagogia hospitalar: conheça esta promissora área

Sempre que se fala de pedagogia, muitas pessoas já imaginam um professor em sala de aula. Mas, sabia que existem outras áreas onde esse estudo é aplicado, como a pedagogia hospitalar?

Talvez você nunca tenha ouvido falar nela, porém ela tem aberto cada vez mais oportunidades de trabalho. Está cada vez mais presente nos concursos públicos de pedagogia e, inclusive, já há concursos para o cargo de pedagogo hospitalar.

Ou seja, é um campo que tem se tornado atrativo para pessoas que pensam em cursar ou cursam pedagogia. Mas que ainda é pouco conhecido por grande parte das pessoas.

Por conta disso, preparamos este artigo para te mostrar tudo que você precisa saber agora sobre pedagogia hospitalar e concursos.

O que é Pedagogia Hospitalar

Para começar o conteúdo, vamos entender afinal de contas o que é pedagogia hospitalar.

Trata-se de um ramo da pedagogia que visa levar o ensino e aprendizagem a crianças e adolescentes. Que, ao menos momentaneamente, estão impedidas de irem à escola por motivos de saúde.

Para que você entenda de como a pedagogia hospitalar funciona, imagine um adolescente hospitalizado por ter sofrido um acidente. E que ele se encontra impossibilitado de usar os braços por meses, onde ainda precisa ficar internado.

Nesse cenário, ele pode chegar a ter todo o seu ano letivo comprometido. Afinal, sem poder utilizar os braços, não pode fazer lições das aulas, e por isso ficará para trás na sua turma. Tendo que fazer novamente o ano letivo em questão quando se recuperar completamente.

São em casos assim que a pedagogia hospitalar e o profissional da área entram em cena. É sua função prover uma alternativa para que o aluno possa continuar seu ciclo de educação independente do problema de saúde atual.

Como a pedagogia hospitalar atua para suprir as necessidades dos estudantes

A pedagogia hospitalar atua principalmente ao promover os meios para alunos hospitalizados possam continuar seu aprendizado e estudo.

Uma das formas de desempenhar essa ação é por meio dos profissionais da área, que entram em contato com o médico do estudante. E também com a família e com a escola, de forma a combinar o início das atividades com o estudante.

Com base nas condições do estudante, os profissionais da pedagogia hospitalar criam alternativas que permitam continuar sua aprendizagem. Por exemplo, ao auxiliar o estudante a desenvolver habilidades motoras ou cognitivas que permitam continuar seus estudos mesmo que esteja com alguma limitação.

Como por exemplo, um braço dominante quebrado. Numa situação como essa, o profissional da pedagogia hospitalar o ajuda a desenvolver a habilidade de escrever com a outra mão.

Pedagogo hospitalar: o que este profissional faz

O Pedagogo Hospitalar é certamente o principal profissional deste ramo de atuação da pedagogia.

É dele a função de trabalhar junto com o aluno que está, por razões de saúde, impossibilitado de ir à escola. Sendo ainda a ponte que liga paciente, hospital, equipe pedagógica, secretaria de educação, escola do estudante e seus familiares.

O pedagogo hospitalar trabalha diretamente no hospital, que pode ser privado ou público. Entre as funções e tarefas que ele tem de desempenhar na profissão estão:

  • Confirmar com o médico responsável se o paciente está apto para receber atendimento pedagógico e continuar seus estudos;
  • Conversar com os familiares em relação ao atendimento pedagógico para o paciente-aluno;
  • Incentivar a integração dos professores hospitalares;
  • Selecionar e organizar os materiais que serão usados nos atendimentos pedagógicos;
  • Fazer a coordenação e acompanhamento das equipes de professores encarregados de realizar os atendimentos hospitalar e/ou domiciliar;
  • Avaliar se as atividades sugeridas pelo professor são adequadas e podem ser feitas pelo aluno;
  • Acompanhar de perto o progresso acadêmico do estudante, mesmo depois de ter alta hospitalar, para avaliar a efetividades das atividades pedagógicas.

Como a pedagogia hospitalar está presente nos concursos

A pedagogia hospitalar, embora uma área relativamente nova, possui sua presença em boa parte dos concursos pedagógicos da área de saúde.

Conforme o cargo que será ocupado pela pessoa aprovada no concurso, haverá mais ou menos questões relativas ao tema. O peso da resposta de cada questão para a nota final também depende do cargo.

Por exemplo, se o concurso é para ocupar uma vaga de pedagogo geral, o peso das questões de pedagogia hospitalar é menor. Agora, se a prova destina-se a aprovar candidatos para pedagogos e professores hospitalares, as questões que giram em torno do tema tem peso maior.

De todo modo, é importante conhecer essa área mesmo que você não se imagine como um pedagogo ou professor hospitalar. Pois afinal, o tema já é cobrado na maioria dos concursos para pedagogia, e é questão de tempo até ser presente em todos os certames.

Concurso para pedagogo hospitalar: como se preparar corretamente

Vai prestar concurso para uma vaga de pedagogo hospitalar?

Então entenda que você precisa saber como se preparar corretamente para aumentar as suas chances de aprovação no certame. Seu estudo deve ser organizado de forma a permitir que ele seja eficiente para o aprendizado dos temas que cairão na prova e que estão previstas em edital.

Abaixo, seguem algumas rápidas dicas de como você pode fazer seu preparo para um concurso de pedagogia hospitalar.

  • Crie um plano e um cronograma de estudos para o concurso que vai fazer;
  • Se possível, sempre comece a estudar antes de o edital para a prova ser publicado, estudando com base nos editais anteriores;
  • Utilize bons recursos, técnicas e ferramentas para estudo e memorização, como mapas da mente, revisões, flashcards, etc;
  • Faça simulados e resolva questões de provas anteriores para sedimentar melhor o conteúdo estudado.

Embora simples, essas quatros dicas já vão te ajudar demais na sua preparação para qualquer concurso pedagógico.

Gostou desse conteúdo? Então assine a nossa lista vip e receba conteúdos exclusivos sobre pedagogia e concursos para a área.

Assim, você sempre vai estar a par de novos concursos do setor, bem como assuntos relevantes para quem está cursando pedagogia.

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up