Pedagogia de Jean Piaget: entenda a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo

Pedagogia de Jean Piaget: entenda a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo

Acredito que você já ouviu falar muito e até estudou Jean Piaget. Certo?

Conheça agora, em detalhes, quem foi Jean Piaget, suas teorias, ideias e de que maneira ele impactou e ainda influencia a educação e a pedagogia.

Jean Piaget é um dos principais pensadores, educadores e teóricos da área da pedagogia, influenciando positivamente vários profissionais de educação até hoje.

Mas que tal entender melhor sobre a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo?

Você sabe como essa teoria pode ajudá-lo na pedagogia e no ensino?

Acompanhe tudo por aqui e fique sabendo mais sobre Piaget e sua teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo.

E, ainda, saiba como esse assunto faz parte dos concursos da área de pedagogia e consiga a aprovação que você sonha no concurso na área de educação.

A importância de Jean Piaget na pedagogia

Certamente, um dos nomes mais importantes na área da pedagogia é Piaget. Isso é uma unanimidade no contexto educacional e merece a sua atenção especial.

Que tal conhecer um pouco sobre esse importante pensador da educação?

Jean Piaget nasceu em Genebra, na Suíça, em 1896. Muitos não sabem, mas Piaget era doutor em biologia. Ele foi estudioso e criador da teoria do conhecimento que tinha como base o estudo psicológico do pensamento humano.

Já em 1919, em Paris, Piaget publicou os primeiros estudos com a temática criança e a partir de então, dedicou a sua vida a estudar o desenvolvimento natural da criança.

Para Piaget, o pensamento infantil passa por quatro estágios que vão do nascimento até o início da adolescência.

Piaget tem inúmeros livros publicados. O primeiro foi publicado em 1924 e mais de 50 foram traduzidos para o português. Ele recebeu mais de trinta títulos de “doutor honoris causa” em universidades como Harvard, Sorbonne e, inclusive, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

É importante destacar que o acompanhamento da infância dos seus três filhos serviram de inspiração para as suas teorias, pesquisas e trabalhos sobre crianças.

Piaget recebeu títulos honorários e prêmios até o fim da vida. Ele morreu em 1980, em Genebra, na Suíça.

Seus estudos deixam claro que as crianças não raciocinam como os adultos e seus ensinamentos estão presentes com extrema relevância na área da educação de todo o mundo.

Sendo assim, é importante que você conheça a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo do ser humano e também como ela é utilizada no cotidiano escolar. Veja, abaixo, alguns detalhes dessa teoria.

O que é a teoria de estágios e como ela é aplicada na pedagogia e no ensino?

Segundo Piaget, existem quatro estágios do desenvolvimento cognitivo. Acompanhe:

  1. Estágio sensório motor – vai até os 2 anos.  A criança tem uma inteligência prática. O bebê desenvolve ações voltadas a si mesmo e objetos em seu entorno. Espaço, tempo e causas estão relacionados.
  2. Estágio pré-operacional – corresponde a idade de 2 aos 7 anos. A criança domina a linguagem e representa bem através de simbologias. Ainda é uma etapa voltada para o egocentrismo. Porém, há uma construção do sentimento de afeição e temor.
  3. Estágio das operações concretas – vai dos 7 aos 12 anos.  A intuição dá espaço à lógica do concreto. O sentimento de respeito ao próximo, justiça, atitudes de cooperação. Os conceitos de tempo e espaço estão bem presentes nessa fase.
  4. Estágios das operações formais ou abstratas – 12 anos. Aqui marca a entrada da infância para a adolescência. Existe a presença do pensamento lógico e dedutivo. As hipóteses fazem parte dessa fase.

pedagogia de jean piaget entenda a teoria dos estagios de desenvolvimento cognitivo ilustracao 1024x684 - Pedagogia de Jean Piaget: entenda a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo

A partir do momento que o professor conhece e estuda esses estágios, ele pode utilizá-los na sala de aula com seus alunos.

Sabe-se que é muito importante planejar as atividades educacionais de acordo com os estágios cognitivos das crianças.

Certamente, o trabalho do professor será mais produtivo, eficiente e ajudará no dia a dia da vida escolar. Professores e alunos serão beneficiados com a utilização na prática da teoria de estágios de Piaget.

Hoje em dia, muitas escolas de todo o mundo, inclusive do Brasil, utilizam a teoria cognitiva de Piaget para fazer o planejamento escolar, levando em consideração a idade mental do aluno de acordo com cada estágio da teoria.

É preciso que você estude a teoria e saiba a importância da pesquisa no dia a dia da vida escolar.

Como estudar a teoria de Piaget para concursos?

Piaget é um dos autores mais cobrados nos concursos de pedagogia. Para ele, não se pode fazer uma criança aprender se a idade cognitiva não permite.

Sendo assim, é muito importante que você estude em detalhes a teoria de Piaget.

Seguem alguns tópicos do que estudar para concursos de pedagogia, enfatizando aqui a teoria dos estágios de desenvolvimento cognitivo:

  • Aprendizagem como conceito psicológico
  • Aspectos relacionados ao egocentrismo e autonomia
  • Crescimento cognitivo
  • Evolução do conhecimento humano
  • Interação do sujeito com a realidade
  • A importância do brincar na teoria e prática

Certamente, as questões sobre Piaget estão entre as que mais caem em concursos de pedagogia. As bancas dão muita importância às teorias de Piaget.

Sugerimos, então, que você tenha uma atenção especial para tudo que envolve as teorias e as ideias de Piaget.

Dessa maneira, as chances de aprovação aumentarão e você se destacará entre os candidatos que, muitas vezes, não dão a devida atenção para essa abordagem.

Quer aprender mais sobre Piaget e pedagogia para concursos?

E, então, gostou desse conteúdo? Quer se aprofundar ainda mais?

Oferecemos para você todas as informações sobre concursos de pedagogia com dicas de estudo, melhores certames na área e, claro, o mais completo conteúdo programático de uma maneira clara e descomplicada.

Quer saber como?

Convidamos você a assinar a nossa lista vip e ficar por dentro de tudo que acontece nos certames de pedagogia. Estamos aqui para ajudar você!

Gostou? Assine agora mesmo aqui abaixo e faça parte da nossa lista vip.

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up