Pedagogia a Distância: saiba tudo agora mesmo

Pedagogia a Distância: saiba tudo agora mesmo

Você sabe o que é e todo o potencial que a pedagogia a distância possui?

Com a pandemia do novo coronavírus e as medidas e determinações de isolamento, quarentena e lockdowns, a educação se transformou. Por algum tempo, estudantes de todo mundo receberam suas aulas por meio de videochamadas e outros meios digitais de ensino.

Professores de todas as idades e lugares, acostumados com a sala de aula cheia, agora precisaram se reinventar. E passar a adotar a prática da pedagogia a distância para exercerem seu trabalho.

No entanto, esse conceito se estende além do ato de ensinar por meios digitais. E neste conteúdo, você entenderá tudo sobre a pedagogia EAD, o que é, como funciona, cursos e presença em concursos pedagógicos.

Então presta muita atenção para ficar totalmente por dentro deste assunto.

O que é a Pedagogia a Distância

Para começar, é importante entender primeiro o que, afinal, é a pedagogia a distância.

De certa forma, ela pode ser entendida de duas maneiras diferentes. A primeira delas sendo a prática pedagógica por meios digitais a distância. Ou seja, o trabalho de ensino e transmissão de conhecimentos realizados por um pedagogo por meio de EAD.

Um exemplo da aplicação da prática tem sido as aulas virtuais por conta da pandemia do novo coronavírus.

No entanto, a definição mais aceita e precisa sobre o que é a pedagogia a distância trata da formação do profissional. No caso, o ato de um estudante cursar e se formar em pedagogia por meios digitais e ensino a distância.

Leia também: Ensino a Distância: conheça as principais vantagens agora

Como a pedagogia a distância funciona

Na pedagogia a distância que se refere ao trabalho profissional de lecionar, seu funcionamento é simples. O pedagogo, professor, ministra sua aula e transmite os ensinos ao vivo ou em aulas gravadas aos alunos.

Que por sua vez assistem às aulas em tempo real ou a qualquer hora através de uma plataforma de ensino.

A outra forma como a pedagogia a distância funciona é o curso de formação de pedagogos por meios digitais. São ministrados geralmente por faculdades a distância, e podem ser feitos de forma semipresencial, ou totalmente remota.

Nesta forma do curso, o estudante de pedagogia tem acesso a todo o material de estudo e aulas para aprender e dominar essa disciplina. Feita a inscrição, o estudante passa a receber as aulas de forma organizada, bem como lições, trabalhos e provas para sua formação.

Para assistir às aulas, o aluno do curso de pedagogia a distância precisa de apenas um dispositivo virtual, como um tablet, smartphone ou computador.

E essa é a forma que precisa ser trabalhada e entendida mais a fundo. Tanto para pessoas que estão considerando fazer o curso, quanto pessoas que desejam se preparar para concursos pedagógicos.

Cursos de Pedagogia a Distância são uma boa opção?

Uma dúvida muito comum entre estudantes que pensam em se tornar pedagogos é se fazer o curso de pedagogia a distância é uma boa opção.

A resposta é um sim absoluto. Desde que o estudante escolha uma boa instituição no ensino da pedagogia, fazer sua formação a distância será benéfico.

Muito estudantes, infelizmente, ainda enxergam as formações de ensino superior por ensino a distância como inferiores aos cursos presenciais. O que não é uma verdade e, em boa parte das vezes, é uma ideia enviesada do próprio estudante.

Para tentar justificar essa inferioridade, criam-se vários argumentos. Um muito comum é que o diploma de um curso de formação a distância não tem o mesmo peso de um presencial. E que seu diploma não possui a mesma validade de uma instituição presencial.

Porém, a verdade é que um curso de pedagogia a distância pode ter um diploma que vale igual a uma instituição presencial. Basta apenas que a instituição que ofereça o curso tenha o aval do MEC para ministrar a formação.

Saiba mais: Quem faz pedagogia pode trabalhar em que: Profissões do curso

Vantagens e benefícios de fazer o curso de pedagogia a distância

Quando bem escolhida a instituição e o aluno se dedica, fazer pedagogia a distância traz grandes benefícios ao estudante.

Abaixo, confira algumas das principais vantagens de estudar pedagogia por EAD.

  • Flexibilidade de horários: o estudante pode ver e rever as aulas quando quiser;
  • Melhor custo-benefício: tem mesma qualidade e validade de um curso presencial, porém normalmente é muito mais barato nas mensalidades;
  • Adaptabilidade com novas tecnologias: o estudo por meios digitais veio para ficar, assim, a formação de pedagogia a distância capacita o profissional a atuar com essas novas tecnologias mais facilmente;
  • Reconhecimento do MEC: o curso a distância tem o mesmo valor de um presencial para o mercado de trabalho e concursos, desde que a faculdade tenha o aval do MEC;
  • Interação a qualquer momento: é muito mais simples e fácil ter interação com outros alunos e professores no curso de pedagogia a distância, podendo ser feito a qualquer momento, do que em um curso presencial.

Disciplinas cobradas em um curso de pedagogia a distância

Como qualquer outra faculdade, um curso de pedagogia a distância possui seu conjunto de matérias e disciplinas programáticas.

Sempre existem variações nas grades do curso entre instituições, mas algumas matérias são comuns a maioria dos cursos. Abaixo, veja algumas das matérias mais frequentes nos cursos de pedagogia a distância:

  • Alfabetização e Linguagem;
  • Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem;
  • Biologia Educacional;
  • Didática Teórica e Prática;
  • Filosofia da Educação;
  • Linguagem: Leitura e Escrita;
  • Psicologia e Sociologia da Educação;
  • Práticas de Docência;
  • Metodologia de Pesquisa em Educação;
  • Libras;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação Educativa (TICS).

Como a Pedagogia EAD está presente em concursos pedagógicos

Para finalizar, também é importante conhecer como a pedagogia a distância está presente nos concursos pedagógicos.

De modo geral, os assuntos relacionados ao tema que mais aparecem nos concursos são aqueles voltados à prática do ensino a distância. São questões que envolvem métodos e abordagens para o ensino de alunos da educação de nível básico, médio e superior por meios digitais.

Na maioria dos concursos, o peso de questões voltadas a pedagogia a distância é mediano. Porém, o peso dessas questões tende a aumentar muito nos próximos anos dentro dos concursos pedagógicos.

Este conteúdo foi útil para você e deseja saber mais sobre pedagogia e concursos? Então assine nossa Lista VIP para receber conteúdos exclusivos em sua caixa de entrada.

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up