O que é pedagogia: tudo sobre a disciplina

O que é pedagogia: tudo sobre a disciplina

Você realmente sabe o que é pedagogia e toda sua importância na educação, mercado de trabalho, economia e concursos públicos?

A disciplina possui um espectro de importância e ação simplesmente gigante. Ela está presente em praticamente todas as áreas da sociedade, e muito do desenvolvimento humano e das civilizações depende dela.

Infelizmente, grande parte das pessoas ainda desconhece todo o significado e importância da pedagogia no mundo. Pensando nisso, decidimos abordar este tema de forma mais profunda no conteúdo de hoje.

Preste muita atenção a partir de agora, pois vamos mostrar o que é a pedagogia, como surgiu, importância na educação, economia, concursos e muito mais.

Afinal, o que é pedagogia

Vamos começar entendendo o que é pedagogia, seu conceito e disciplina. O termo tem origem grega, a partir da palavra Paidagogós. A palavra é composta pelos termos Paida (criança) e Gogía (conduzir, acompanhar).

Como conceito, a pedagogia é definida como a ciência que estuda a educação e os processos de ensino e aprendizagem. Ou seja, é a disciplina e ciência que se preocupa em estudar o ato de educar, e processos e mecanismos que facilitem o ensino e aprendizado.

O profissional que visa estudar, desenvolver e aplicar o conhecimento pedagógico é o pedagogo. Que atua essencialmente por meio do uso de didáticas de ensino e práticas pedagógicas.

O profissional formado em pedagogia pode aplicar seu conhecimento de várias formas e em diversos ambientes. Você entenderá mais sobre os segmentos de atuação da pedagogia e do seu profissional mais a frente.

A pedagogia é uma disciplina praticamente milenar e que tem se desenvolvido e ramificado em diversos modelos e teorias de educação. Que por sua vez foram desenvolvidas por diversos educadores, filósofos e cientistas ao longo do tempo.

Como surgiu a pedagogia e qual a sua importância

A Grécia Clássica é considerada pela maioria dos pesquisadores e do setor como o berço da pedagogia como conhecemos.

Ela é tida como berço da pedagogia, pois foi onde nasceram as primeiras ideias a respeito das práticas de ensino. Bem como o conceito da educação, transmissão de conhecimentos e também de acompanhamento de crianças ao longo de sua formação intelectual.

A importância da pedagogia reside primeiramente na forma como sua criação, conceitos, ideias e práticas, influenciaram a cultura e educação do ocidente. Para além disso, a pedagogia também é importante para o desenvolvimento do conhecimento da humanidade.

E na forma como esse conhecimento é ensinado, aprendido e aprimorado por alunos que recebem a instrução do pedagogo.

Que, diferentemente do que muitas pessoas acreditam, não atua apenas na educação de crianças e adolescentes. O escopo de atuação profissional de um pedagogo pode e vai muito além da sala de aula convencional.

Principais ramos e segmentos da pedagogia como profissão e disciplina

Agora que você sabe o que é pedagogia, sua origem e importância para o mundo, é hora de avançar. E conhecer alguns de seus ramos e segmentos, seja como profissão, seja como disciplina de estudo.

Muito além do que boa parte das pessoas acredita, a pedagogia não está restrita apenas a sala de aula convencional. E existem outros ramos e segmentos onde ela tem um papel importante.

Alguns desses segmentos são:

  • Pedagogia Empresarial: que foca no processo de ensino, treinamentos e capacitações de empresas e colaboradores para operarem melhor e terem maiores resultados;
  • Pedagogia Hospitalar: focada no ensino e acompanhamento de estudantes impossibilitados de frequentar escolas e outras instituições de ensino por razões de internação hospitalar;
  • Educação Especial: segmento da pedagogia em que se trabalha com alunos e estudantes que possuem alguma limitação em seu aprendizado. Como por exemplo, o trabalho com alunos com dislexia, TDAH, surdez, etc;
  • Psicopedagogia: o formado em pedagogia que atua nesse segmento estuda e trabalha com os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.
  • Tecnologia: um pedagogo pode atuar junto a empresas e equipes de desenvolvimento de jogos e aplicativos com finalidades educacionais ou não.

Lembrando que esses são apenas alguns dos segmentos onde a pedagogia é aplicada. Você pode conhecer ainda mais ramos em outro artigo, onde mostramos funções e áreas onde quem se  .

A pedagogia e sua presença em concursos públicos

Além de saber o que é pedagogia, sua importância e presença no mercado de trabalho, também é importante saber seu papel nos concursos públicos.

Todos os anos são realizados dezenas ou mesmo centenas de concursos em que a pedagogia está envolvida. Boa parte desses certames sendo exclusivamente voltados para preencher vagas diretamente por um pedagogo.

São os chamados  , onde os aprovados podem assumir vagas para cargos como professores. Mas também para cargos dentro da gestão e da administração de escolas públicas.

Tais concursos costumam ser realizados nas esferas municipal e estadual principalmente. Independente do concurso, é sempre bom se preparar adequadamente para estes certames.

A melhor forma de fazer isso, claro, é por meio do estudo da pedagogia, se possível por meio da formação superior.

Como fazer um curso de pedagogia

Fazer o curso de pedagogia é essencial para poder ocupar os cargos de concursos que tem a formação como requisito básico.

Obviamente, ser formado em pedagogia é algo requisitado em praticamente todas as vagas na iniciativa privada que estão envolvidas com educação.

Para fazer o curso, é imprescindível saber se você tem vocação para a área. Não apenas em trabalhar com pedagogia, como um professor, psicopedagogo, etc. Mas também para estudar a disciplina e conhecer cada vez mais sobre a pedagogia.

É possível fazer o curso de pedagogia e ter seu diploma de formação tanto através de uma faculdade presencial, quanto uma faculdade EAD.

Fazer o curso a distância pode ser a melhor opção para a maioria das pessoas, pois possui diversas vantagens. E desde que o curso seja certificado pelo MEC o peso do diploma de pedagogia é igual ao de uma faculdade presencial.

Gostou deste conteúdo e quer aprender mais sobre o que é pedagogia, concursos pedagógicos? Então assina nossa Lista Vip para receber conteúdos exclusivos direto na sua caixa de entrada.

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up