O que é Currículo Escolar?

O que é Currículo Escolar?

Vamos analisar as concepções básicas de currículo escolar apoiadas na teoria de dois autores:

  • Forquin (1993, p. 22), afirma que currículo escolar no vocabulário anglo-saxão é um percurso educacional, um conjunto contínuo de situações de aprendizagem (“learning experiences”) às quais um indivíduo vê-se exposto ao longo de um dado período, no contexto de uma instituição de educação formal.
  • Saviani (2010), currículo consiste em organizar o conteúdo e desenvolvê-lo didaticamente.

Qual o objetivo do currículo escolar?

O currículo escolar objetiva a construção do conhecimento de acordo com os saberes históricos e os conhecimentos relacionados à vivência do discente em parâmetro com a realidade regional. O currículo está sempre em construção adaptando-se as mudanças da humanidade.

A importância do currículo escolar

O currículo é de grande importância no ambiente escolar, é um dos documentos que orienta o trabalho do educador. É relevante que o mesmo esteja em concordância com o Projeto Político Pedagógico e outros documentos importantes na área educacional.

Existem três tipos de manifestações de currículo:

  • Currículo Formal (prescrito);
  • Currículo Real (em ação);
  • Currículo Oculto (implícito). 

O que é currículo em movimento?

Currículo é o “documento de identidade” (SILVA, 2003), que orienta a escola. Claro que tem uma definição maior que essa, abordamos de forma simples para facilitar sua compreensão.

O currículo não é algo estático, e sim está em constante evolução e atividade, pois deve acompanhar as mudanças do mundo. O currículo faz esse elo entre a cultura, a sociedade e a escola. Logo o Currículo em Movimento é um documento único (como a identidade), mas em constante movimento se adaptando as mudanças do mundo.

* Segundo o que se aplica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

Organização de um currículo escolar

O currículo escolar é a bússola que direciona o processo educacional na instituição.

“A opção da escola por esta ou aquela forma de organização curricular requer uma meticulosa discussão, pois cada escola será reconhecida pelo tipo de homem que ela deseja formar e por meio dos mecanismos que utiliza na definição de seu currículo: propondo, selecionando, privilegiando, excluindo, silenciando conteúdos e posturas tanto dos professores e alunos quanto de possíveis interesses das comunidades onde as escolas se localizam.” (GONTIJO. GONTIJO. Salto Para o Futuro. Série Currículo e Projetos. Programa N° 4/2004).

Currículo escolar na perspectiva da educação inclusiva

Não se imagina um currículo que não abranja a educação inclusiva, educação para a diversidade e tantas outras específicas, visto que é um documento de inclusão escolar.

Para Carvalho (2004, p. 79), a educação inclusiva pode ser considerada como um “processo que permite colocar valores em prática, sem pieguismos, caridade, filantropia, pois está alicerçada em princípios que conferem igualdade de valor a todas as pessoas”. 

A importância do currículo escolar para o pedagogo

O currículo escolar é um dos norteadores do trabalho do pedagogo na instituição escolar, alinhado com os interesses do aluno, da comunidade e da sociedade o documento referido objetiva uma construção social do conhecimento.

Referências:

  • CARVALHO, Rosita Edler. Educação Inclusiva: com os pingos nos “is”. Porto Alegre: Mediação, 2004.
  • FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Trad. Guacira Lopes Louro. Porto Alegre, Artes médicas, 1993.
  • GONTIJO Cleyton Hércules. GONTIJO Simone Braz Ferreira. A flexibilidade curricular e a construção da identidade da escola. Salto Para o Futuro/TV ESCOLA – Boletim Currículos e Projetos. Programa 4 – 21/06 a 25/06 de 2004.
  • SAVIANI, Nereide, “Saber Escolar, currículo e didática: Problemas de unidade conteúdo/método no processo pedagógico”- 6. Ed. Revista – Campinas, SP: Autores Associados, 2010.
  • STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del curriculum. Madrid: Ediciones Morata, 1984.

COMO ESTUDAR CURRÍCULO ESCOLAR PARA CONCURSO?

Esse é um tema que despenca nas provas de concursos na área da educação. Vamos ver como as bancas cobram?

Clique abaixo em “Responder questões” e não se esqueça de compartilhar…

Currículo Escolar

 

Dica de Currículo

O que é Currículo Escolar?
4.7 (93.33%) 3 votes
Fabiana Firmino

Fabiana Firmino

Pedagoga formada pela Universidade de Brasília é especialista em Gestão/Orientação educacional e Docência no Ensino Superior. Atuou como coordenadora pedagógica, desempenhando as funções de administração escolar, orientação de professores e alunos; planejamento de estudo; preparação emocional dos estudantes e coordenação de projetos. Atua como educadora, após aprovação em concurso público da Secretaria da Educação do DF. É professora de cursos preparatórios, e ministra os conteúdos de conhecimentos Pedagógicos, com ênfase em concursos públicos.

Scroll Up