EDUCACAO-DE-JOVENS-E-ADULTOS-EJA

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação de Jovens e adultos EJA

Por que a EJA possui um Currículo em Movimento destinado especificamente a essa modalidade?

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade da educação básica designada a pessoas que não iniciaram ou não concluíram seus estudos na idade própria.

Por meio da EJA essas pessoas percebem a oportunidade do retorno à escola com a expectativa de um futuro melhor. Importante salientar que os estudantes da EJA darão continuidade aos saberes, adicionando conhecimentos aos já existentes.

Por esse motivo no documento: Currículo em Movimento da Educação Básica Educação de Jovens e adultos p. 9 e 10 afirma que:

A EJA requer um currículo que dialogue com as singularidades da pessoa jovem, adulta ou idosa e que incorpore as especificidades e diversidades presentes no universo desses sujeitos, considerando suas origens, culturas, saberes, conhecimentos e projetos de vida.

Ao construir um Currículo em Movimento, temos simultaneamente o desafio de recriar um novo jeito de fazer EJA na rede pública de ensino do Distrito Federal.

Quais os temas tratados no Currículo em Movimento da Educação Básica Educação de Jovens e adultos?

O documento inicia com um diagnóstico e perfil da EJA no Distrito Federal, em seguida evidencia um breve histórico dessa modalidade de educação e pressupostos teóricos.

O tópico 4 abrange os eixos integradores, diagnóstico Escolar, tempos do sujeito, avaliação, formação continuada e material didático. O documento conclui-se ao explicar a estrutura curricular da EJA em seus 3 segmentos.

Como se organiza a estrutura curricular da EJA no Currículo em Movimento da Educação Básica? 

A oferta da EJA é organizada em regime semestral. A modalidade atende a toda a educação básica, compreendendo os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e o Ensino Médio. Apresenta-se em três segmentos: Primeiro Segmento Anos iniciais (1º ao 5º ano) idade mínima 15 anos, segundo Segmento Anos finais (6º ao 9º ano) e terceiro Segmento Ensino Médio o estudante precisa ter no mínimo 18 anos de idade e ter concluído o Ensino Fundamental.

Os Primeiros e Segundos Segmentos da EJA estão regidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de Nove Anos.

Quais são os Eixos do Currículo em Movimento da Educação Básica EJA?

De acordo com o Currículo em Movimento – EJA há três eixos que sustentam a modalidade: o currículo, o formato de oferta e a formação continuada dos profissionais atuantes na modalidade.

E também três eixos integradores: Cultura, trabalho e tecnologias são eixos que se relacionam entre si e dialogam com os sujeitos estudantes da EJA (Currículo em Movimento da Educação Básica EJA. p.25).

Como o documento analisado percebe a avaliação nessa modalidade de educação?

O Currículo em Movimento da Educação Básica – EJA percebe o processo avaliativo como algo fundamental na vida escolar, de forma contextualizada com o processo de ensino-aprendizagem.

Valoriza as experiências vividas e ressignifica os conhecimentos anteriores, estabelecendo uma relação de autonomia do educando. Nessa perspectiva a avaliação formativa é a mais indicada.

Segundo o documento analisado:

Na perspectiva da avaliação formativa deverão ser consideradas a avaliação formal (testes/provas, trabalhos, projetos escolares, e atividades de casa e outros), avaliação informal (autoavaliação, valores e juízos de encorajamento) e outros formatos que forem definidos no Projeto Político- Pedagógico das escolas, considerando as Diretrizes de Avaliação Educacional da SEEDF, de maneira construtiva, colaborativa e não punitiva e excludente. (Currículo em Movimento da Educação Básica EJA. p.25)

“Currículo em movimento adaptado”

Referências:

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação de Jovens e adultos EJA?

Esse é um tema que despenca nas provas de concursos na área da educação. Vamos ver como as bancas cobram?

Clique abaixo em “Responder questões” e não se esqueça de compartilhar…

Currículo em Movimento da Educação Básica – EJA

Currículo em Movimento da Educação Básica – Educação de Jovens e adultos EJA
5 (100%) 1 vote
Fabiana Firmino

Fabiana Firmino

Pedagoga formada pela Universidade de Brasília é especialista em Gestão/Orientação educacional e Docência no Ensino Superior. Atuou como coordenadora pedagógica, desempenhando as funções de administração escolar, orientação de professores e alunos; planejamento de estudo; preparação emocional dos estudantes e coordenação de projetos. Atua como educadora, após aprovação em concurso público da Secretaria da Educação do DF. É professora de cursos preparatórios, e ministra os conteúdos de conhecimentos Pedagógicos, com ênfase em concursos públicos.

Scroll Up