Como avaliar habilidades e competências dos alunos dentro da pedagogia

Como avaliar habilidades e competências dos alunos dentro da pedagogia

Você, professor, sabe como avaliar habilidades e competências dos seus alunos em sala de aula?

O profissional formado em pedagogia precisa dominar vários assuntos, conhecer e saber avaliar bem os seus alunos.

Hoje em dia com o uso da tecnologia, torna-se ainda mais essencial que o processo ensino-aprendizagem vá além e o educador  tem um papel relevante em analisar e potencializar as competências e habilidades dos alunos.

Vamos ajudar você a entender melhor sobre esse tema tão necessário no dia a dia do professor e, principalmente, hoje, com a introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na Educação Básica.

E mais, quer entender de que maneira as habilidades e competências são exigidas nas questões de concursos públicos na área de pedagogia?

Vamos lhe explicar em detalhes. Acompanhe tudo por aqui.

O que são habilidades e competências?

É de extrema importância que você entenda esses assuntos tão presentes na vida do educador, seja no dia a dia escolar e também em concursos públicos.

Esses termos são constantes na psicologia, no mundo corporativo e também fazem parte da educação e atualmente ainda mais, já que estão inseridos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) desde 2020, tanto nas escolas públicas, como particulares de todo o Brasil.

É importante dizer que a BNCC é um documento que tem o objetivo de definir um conjunto de aprendizagens fundamentais que os alunos devem seguir durante a Educação Básica.

Para a BNCC, os alunos precisam de competências e habilidades que são desenvolvidas nas etapas da Educação Básica – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.

Leia também: Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Tudo que você precisa saber

O que vem a ser habilidade?

De acordo com o dicionário Michaelis, habilidade é definida como qualidade de hábil, conjunto de qualificações para o exercício de uma atividade ou cargo; suficiência.

O aluno pode desenvolver várias habilidades para, por exemplo, interpretar e compreender textos, exercícios, saber utilizar da melhor forma as tecnologias, realizar trabalhos em grupo, entre várias outras situações.

As habilidades podem e devem ser desenvolvidas durante todo o período escolar e o professor tem um papel fundamental nesse processo de identificar e ajudar os alunos a fortalecerem e melhorarem suas habilidades.

O que vem a ser competência de acordo com a BNCC?

Segundo a BNCC, competência está relacionada com a mobilização de conhecimentos, práticas, habilidades, atitudes e valores que são necessários para resolver problemas e demandas do cotidiano, da vida escolar, do dia a dia, enquanto cidadão e no ambiente do trabalho.

E quais seriam essas competências?

A BNCC aponta como importantes, no mínimo, 10 competências que os professores podem trabalhar, observar e desenvolver com os alunos em sala de aula, são elas:

  1. Conhecimento.
  2. Pensamento científico, crítico e criativo.
  3. Repertório Cultural.
  4. Comunicação.
  5. Cultura digital.
  6. Trabalho e projeto de vida.
  7. Argumentação.
  8. Autoconhecimento e cuidado.
  9. Empatia e cooperação.
  10. Responsabilidade e cidadania.

Mas você sabia que essas habilidades e competências podem e devem ser desenvolvidas no ambiente de sala de aula? Confira abaixo, como você, educador, pode trabalhar esse conteúdo.

Saiba mais: BNCC na Educação Infantil

Como avaliar habilidades e competências de alunos em sala de aula? Conheça algumas atividades eficientes.

O pedagogo pode não somente avaliar as competências e habilidades dos alunos em sala de aula para que sejam utilizadas nas atividades escolares, mas também preparar os estudantes para o seu dia a dia e vida profissional.

O aluno é um agente ativo no processo educacional, então, essas competências e habilidades estão cada vez mais necessárias, uma vez que o processo de ensino-aprendizagem está mudando cada vez mais, deixando de ser conteudista e configurando-se mais no lado humano.

Mas de que maneira os professores podem interagir com os alunos e desenvolver as competências e habilidades em sala de aula?

As atividades que fogem do modelo tradicional de ensino são, na maioria das vezes, muito bem-vindas nesse processo de identificar e aprimorar as competências e habilidades dos alunos, como por exemplo:

  • Avaliação contínua.
  • Atividades on-line.
  • Estudos em grupo.
  • Jogos e dinâmicas de grupo.
  • Debates sobre assuntos atuais.

É preciso deixar claro que, a partir do momento em que a escola consegue desenvolver um trabalho direcionado a desenvolver atividades com o objetivo de melhorar as competências e habilidades dos alunos, a instituição de ensino está preparando o jovem para lidar com situações de seu cotidiano.

Dessa forma, eles serão capazes de resolver problemas da vida contemporânea.

Também pode interessar: Histórico da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Como as habilidades e competências são exigidas nos concursos públicos?

Você sabe que o conteúdo de pedagogia dos concursos públicos é bastante extenso, porém questões relativas às competências e habilidades estão sempre presentes.

Não deixe de estudar em detalhes como as competências e habilidades estão inseridas na Educação Básica e, ainda, a BNCC também merece um estudo redobrado.

É importante destacar que o comportamento do aluno do século XXI mudou e que é necessário que o professor consiga engajar com os educandos  para melhorar o desempenho escolar e consequentemente a relação professor-aluno.

Você vai perceber que as questões destacam o protagonismo do aluno, a necessidade de estratégias para motivar os educandos  e também de atividades multidisciplinares em sala de aula.

Quer uma dica? Estude bem a teoria do currículo baseado nas competências e habilidades e o conteúdo do documento da BNCC e só depois dessa etapa, comece a realizar os exercícios. Não deixe de conferir as provas de concursos anteriores que abordam esse assunto.

Você percebeu que o mundo mudou e a escola não é mais uma disseminadora de conteúdos? Os alunos estão cada vez mais informados por conta do fácil acesso à informação, principalmente, em virtude da internet.

Então, as competências e habilidades a serem analisadas e desenvolvidas são muito necessárias no mundo escolar.

O professor conseguindo identificar e trabalhando bem essas competências e habilidades favorece não somente uma qualidade no desempenho escolar, mas consegue preparar os alunos para lidar com os problemas e adversidades.

Saiba tudo sobre concursos e pedagogia na nossa lista VIP

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre esse assunto?

Esse é um tema muito complexo e interessante e você, como pedagogo ou estudante de pedagogia, só tem a ganhar a partir do momento que conhece mais sobre competências e habilidades.

Pronto para estudar ainda mais e utilizar esse conhecimento no dia a dia da educação e também se preparar ainda melhor para os concursos públicos?

Então, assine a nossa newsletter para receber conteúdos relevantes, produzidos especialmente para você, sobre pedagogia e concursos da área.

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS