COMO A PROFESSORA FABIANA FIRMINO FOI APROVADA NA SEDF

Como a Professora Fabiana Firmino foi Aprovada na SEDF?

Olá, sou Fabiana Firmino, pedagoga, formada pela UnB, com vasta experiência na área educacional, tanto na parte de coordenação, quanto na docência.

Aprovada em concursos da Secretaria de Educação do DF e Pedagoga da Prefeitura de Águas Lindas.

Atualmente sou professora da SEDF, fui aprovada no concurso de 2013 organizado pela IBFC, e de cursos presenciais e virtuais. É uma grande alegria poder compartilhar de um momento tão importante na vida de vocês!

Minha história de concurseira

Três pontos eu levei em consideração e você deve levar muito a sério:

  • Conhecer bem a banca (resolver muitos exercícios)
  • Estudar de forma correta
  • Obter um bom material

Sei da dificuldade que é em trabalhar na rede particular de ensino e também no contrato temporário.

Me dediquei 6 anos trabalhando na educação infantil (SESC) além da experiência em contrato temporário no ano de 2010 com educação de jovens e adultos.

Há muitas coisas que consomem o nosso tempo: entregar projetos, elaborar plano de aula, elaborar conteúdos, planejar atividades, deixar o diário em dia. Tudo isso se estende fora do tempo que estamos na sala de aula pois sabemos que em casa temos que disponibilizar também um tempo para essas atividades.

Então não adianta colocar uma meta de estudo que você depois não vai conseguir cumprir.  E acontece em muitos casos quando sai o edital: a pessoa se empolga, faz mil planos, investe em cursinho, começa com muita empolgação, mas quando coloca em prática, aquilo vai diminuindo e na maioria das vezes isso acontece por conta desta rotina que todo professor tem.

O que você deve saber é que todos os professores têm esta rotina mas só vai passar aqueles que não desistem. Os que persistem. Mas também não adianta seguir em frente e estudar de forma errada.

Como gerenciei meu tempo

Na época dos estudos eu trabalhava 20h. Organizava o resto do tempo entre família, amigos e estudos. Nesse momento deixei de praticar muitas rotinas prazerosas em prol de um bem maior, sabendo que depois tudo valeria apena.

Infelizmente o que eu percebo entre os meus colegas de profissão é que muitos ainda estudam de forma errada.

Muitos não conhecem ou não tem o costume de estudar por exemplo com esse método que nós utilizamos (aqui no pedagogiaparaconcurso) que são as aulas em pdf.

Tem candidato que a cada dois anos, quando sai o concurso, repete o mesmo processo, estuda da mesma forma e não consegue inovar. O pior de tudo é repetir o mesmo processo e acreditar que vai dar certo.

Como organizei minha rotina de estudos

Para organizar minha rotina de estudos analisei os seguintes fatos: o tempo que tinha disponível e deste quais eram os melhores horários para um estudo produtivo, local de estudo, método de estudo e qual seria meu tempo de descanso.

Passei a me organizar dentro da instituição em que estava, tentando otimizar meu tempo para não levar trabalho para casa.

As horas de coordenação passaram a ser mais organizadas com horário certo para preenchimento de diário e planejamento.

Em casa passei a seguir um plano de estudos com períodos de revisão e resolução de exercícios da banca, isso mudou completamente a forma de compreensão das disciplinas. Antes, eu passava muito tempo estudando um único conteúdo. Resolvi então, controlar o tempo para cada disciplina.

Outra mudança que eu fiz foi a de passar a conhecer mais a banca. Perceber a forma como os conteúdos são cobrados foi fundamental neste processo.

Quando meu nome apareceu na lista de nomeados

Ao ver meu nome na lista dos aprovados fiquei muito alegre e veio aquela sensação de dever cumprido.

Dicas de estudos

Tem que se dedicar mas dedicar de forma correta! Você tem que fazer valer e se esforçar.

Então, não se esqueça:

  • Faça um planejamento para você se organizar e não se perder durante esta jornada;
  • Mantenha a disciplina e a organização;
  • Inove! Não repita os mesmos erros, verifique outros materiais assim como novas formas de se preparar para o concurso.

Ao longo da sua caminhada você perceberá que são muitos candidatos, mas só vai passar quem se esforçar mais.

O seu esforço vai fazer toda a diferença na hora da prova.

Como a Professora Fabiana Firmino foi Aprovada na SEDF?
4.6 (92%) 5 votes
Fabiana Firmino

Fabiana Firmino

Pedagoga formada pela Universidade de Brasília é especialista em Gestão/Orientação educacional e Docência no Ensino Superior. Atuou como coordenadora pedagógica, desempenhando as funções de administração escolar, orientação de professores e alunos; planejamento de estudo; preparação emocional dos estudantes e coordenação de projetos. Atua como educadora, após aprovação em concurso público da Secretaria da Educação do DF. É professora de cursos preparatórios, e ministra os conteúdos de conhecimentos Pedagógicos, com ênfase em concursos públicos.

Scroll Up