A ludicidade na educação infantil: tudo que você precisa saber

A ludicidade na educação infantil: tudo que você precisa saber

Você sabe o que é a ludicidade na educação infantil e sua importância no ensino diário e nos concursos de pedagogia?

O ensino por meio de brincadeiras em salas de aula é amplamente usado em todo o mundo. E alguns dos principais autores da pedagogia, como Maria Montessori, dão grande valor ao aprendizado por meio de brincadeiras.

De fato, as chamadas atividades lúdicas são benéficas para a construção do conhecimento na infância. Mas é preciso um profundo conhecimento para que sua aplicação dê resultados.

Nesse artigo, vamos te mostrar o essencial sobre a ludicidade na educação infantil. O que ela é, como é aplicada, suas vantagens, atividades principais e como o tema está presente em concursos pedagógicos.

Ludicidade na educação infantil: entenda seu conceito

A ludicidade na educação infantil consiste no ensino por meio das chamadas atividades lúdicas.

A ludicidade no processo de ensino e aprendizagem está em qualquer nível de formação estudantil. No entanto, ela está mais presente na educação infantil, ou seja, no ensino de crianças e pré-adolescentes.

E a razão disso é muito simples de se entender. Essa abordagem de ensino e aprendizagem é naturalmente condizente com a forma como uma criança costuma enxergar e interpretar o mundo, que é predominantemente lúdica.

Alguns dos principais autores e pesquisadores da pedagogia deram grande importância à ludicidade na educação infantil. Por exemplo, a abordagem faz parte da pedagogia de Piaget e Pedagogia de Montessori.

Como a ludicidade é trabalhada na educação infantil

A ludicidade, como instrumento de educação, pode ser trabalhada de diversas formas no ensino e aprendizado infantil. Independente da idade dos alunos ou ambiente de educação infantil, sejam instituições privadas ou públicas.

No entanto, alguns componentes são indispensáveis para a aplicação e o trabalho dessa abordagem educacional: o uso de atividades lúdicas adequadas à idade do aluno e a possibilidade de serem trabalhadas com facilidade em sala de aula.

Afinal, o objetivo principal é proporcionar situações e momentos divertidos e prazerosos aos alunos em ambiente de ensino. Mas que, ao mesmo tempo, possibilitem que o aluno tenha um aprendizado e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas.

Ou que consigam aprender conteúdos importantes das disciplinas ensinadas; como operações matemáticas por meio de brincadeiras e jogos, por exemplo.

Aliás, esta é a forma mais comum de aplicação da ludicidade na educação infantil: o uso de brincadeiras, jogos e situações divertidas para os alunos, mas que possibilitam o aprendizado do conteúdo didático, da disciplina.

Importância prática da ludicidade além do ensino

As atividades lúdicas têm uma importância prática maior que sua função de ensinar conteúdos por meio de brincadeiras. Elas possibilitam trabalhar conceitos sociais, civis e interpessoais importantes para os alunos ainda na primeira infância.

São trabalhados, por exemplo, os conceitos de:

  • Cooperação;
  • Afetividade;
  • Resolução de problemas;
  • Autoconfiança;
  • Disciplina;
  • Capacidade de abstração;
  • Atenção às regras;
  • Responsabilidade e comprometimento.

Enfim, a ludicidade, praticada ao aluno, tem importância para o aluno além do desenvolvimento psicomotor e do aprendizado. Ela ajuda o aluno a ter um desenvolvimento mais integral como pessoa e cidadão.

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Principais vantagens e benefícios da ludicidade na educação infantil

O trabalho prático com a ludicidade na educação infantil traz diversos benefícios, tanto para alunos quanto para educadores.

Abaixo, confira alguns dos principais benefícios que são promovidos pelas atividades lúdicas aos alunos na primeira infância.

  • A ludicidade ajuda a promover o completo desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento motor e psicomotricidade da criança que está envolvida em atividades lúdicas;
  • Estimula e ajuda a desenvolver a criatividade, imaginação, fantasia e capacidade de desenvolver soluções criativas para problemas;
  • Proporciona um caminho de desenvolvimento de habilidades e aprendizado condizente com a realidade lúdica das crianças na primeira infância;
  • Permite que tanto professor quanto aluno explorem, ao máximo, as habilidades da criança e as desenvolva;
  • Contribui para o desenvolvimento de competências interativas;
  • Promove a sociabilização entre crianças, facilitando o senso de cooperação;
  • Promove a espontaneidade das crianças que se envolvem nas atividades lúdicas;
  • Promove senso de responsabilidade, respeito a regras e limites.

7 Atividades Lúdicas comuns na educação infantil

A ludicidade na educação infantil conta com várias atividades dentro de sua aplicação prática. São dezenas ou mesmo centenas de atividades lúdicas que podem e são praticadas em escolas de todo o país e do mundo.

No entanto, existem algumas atividades e jogos lúdicos que são mais populares; seja por facilitar o trabalho dos professores, seja por preferência da maioria das crianças envolvidas nas atividades.

Confira agora algumas das mais comuns e populares atividades lúdicas na educação infantil:

  • Oficina de Fantoches;
  • ABC das frutas:
  • Jogos de Adivinhação;
  • Oficina de Carimbos;
  • Jogos de cartas e tabuleiros;
  • Eu sou eu, e você é você;
  • Advinhe com os Sentidos;
  • Cabe ou não cabe?

Além desses, ainda há os jogos que criam situações em que é possível aprender assuntos e conteúdos específicos de uma disciplina. Como por exemplo, desafios de matemática por meio de jogos.

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Qual a presença e relevância da ludicidade na educação infantil em concursos públicos de pedagogia

A ludicidade na educação infantil é um tema importante e que tem sua presença e relevância nos concursos pedagógicos.

Especialmente nos concursos destinados a vagas que terão o trabalho com crianças entre suas atividades principais. Como, por exemplo, professores que irão ensinar e educar crianças na primeira infância e no ensino básico.

Portanto, é óbvio que nesses concursos as questões sobre a ludicidade aplicada na educação terão mais peso e serão mais decisivas para a aprovação ou não do concurseiro na prova.

Assim, é fundamental estudar sobre o uso das atividades lúdicas na educação quando se prepara para concursos de pedagogia. Dar maior foco ao estudo desse assunto quando o certame se destinar a vagas diretamente ligadas à educação infantil.

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