7 benefícios da gamificação na educação que todo pedagogo precisa saber

7 benefícios da gamificação na educação que todo pedagogo precisa saber

Conhecer os principais benefícios da gamificação na educação é fundamental para profissionais da pedagogia. Especialmente, para aqueles professores que desejam trazer mais inovação a sala de aula.

A gamificação na educação é uma das tendências mais promissoras na pedagogia para o futuro do ensino. Quando bem aplicada, ela consegue entregar diversos benefícios, tanto para professores quanto para alunos.

Infelizmente, ainda são muitos os profissionais da pedagogia que não conhecem bem esses benefícios, e não aplicam em seu trabalho. Pensando nisso, nós preparamos este conteúdo exclusivo.

Nele, vamos apresentar 7 benefícios da gamificação na educação que todo pedagogo e professor deve conhecer.

1 – Melhora a capacidade de memorização do aluno

Vamos começar com um benefício pouco lembrado do uso da gamificação na educação: a melhora da memória dos alunos.

Os jogos utilizados na gamificação em sala de aula muitas vezes apresentam uma série de estímulos visuais e auditivos. Quando esses estímulos são combinados com o conteúdo passado na aula sobre o assunto, a memorização do aluno é melhor.

Isso significa que o aluno, por meio da gamificação, vai conseguir memorizar os conteúdos com mais facilidade. O que vai refletir nos resultados que o estudante vai ter em exercícios práticos e provas.

O primeiro dos benefícios da gamificação ainda ajuda a melhorar a aprendizagem em geral.

2 – Torna o ensino mais atrativo para os alunos

O segundo dos nossos benefícios da gamificação é que sua aplicação torna o ensino mais atrativo para o estudante.

Um dos grandes problemas no ensino, em termos de motivação para o aluno, é que muitos ainda consideram as aulas chatas.

Quem nunca ficou entediado, em algum momento de sua fase escolar, com uma aula maçante? Daquelas aulas arrastadas, com um conteúdo às vezes até bom, mas passado de forma tão teóricas e complexas que tudo que você quis foi que acabasse o quanto antes?

Pois bem, esse problema pode ser facilmente resolvido com a aplicação da gamificação no ensino. Com habilidade e bem capacitado, o professor pode converter boa parte do conteúdo da aula em um cenário de gamificação.

E a partir disso, ele consegue fazer com que o aluno interaja de forma melhor com o assunto. O que ajuda a tornar o ensino mais atrativo e interessante para o aluno, que facilita ainda o trabalho do professor.

3 – Desenvolve e dá autonomia para o estudante

Os jogos direcionados para sala de aula ajudam os professores com algo que muitos sempre tentaram conseguir. Que é guiar o aluno ao ponto de ele ter a sua autonomia no aprendizado.

Ou seja, tornarem seus alunos protagonistas de sua aprendizagem, tendo assim um papel mais ativo.

Os jogos aplicados em projetos de gamificação na educação ajudam também a mudar o papel do professor. Com o ganho do protagonismo e autonomia do aluno, o professor torna-se um mediador da busca de conhecimentos dos estudantes.

4 – Estimula o trabalho de equipe entre os estudantes

O quarto dos principais benefícios da gamificação no ensino é que ele estimula os alunos a trabalharem em equipes.

O uso de jogos na gamificação na educação geralmente envolve também algum sistema de recompensas para os alunos. Os estudantes não são apenas estimulados a participar da aula pois os jogos são mais atrativos, mas também porque buscam a recompensa dos jogos.

Esse interesse é comum na maioria dos alunos que estão participando do jogo. Se o jogo é feito em grupos, os alunos se sentem mais estimulados a colaborar entre si para vencer o jogo e conquistar sua recompensa.

Por isso, o uso de jogos na escola pode e estimula o trabalho em equipe entre os alunos da sala.

5 – Aumenta o foco e a concentração dos alunos

Os jogos praticados em projetos de gamificação na educação ajudam a aumentar a concentração e capacidade de foco do estudante.

O senso lúdico dos jogos e os desafios que eles apresentam levam o estudante a se manter focado em resolvê-los. O interesse em conquistar a recompensa ou prêmio, comuns na gamificação, aumentam a concentração do aluno.

O foco do estudante na atividade do jogo é ainda maior quando ele está em um ambiente de competição saudável com outros alunos. Nesses casos, ele deseja se superar e vencer os outros alunos naquele jogo, o que o faz se dedicar e focar mais nas atividades.

6 – Permite uma melhor assimilação da teoria e prática dos conteúdos

O sexto dos benefícios da gamificação na educação é que ela torna a assimilação e teoria e prática mais fácil.

Nos métodos tradicionais de ensino, os conteúdos passados pelos professores às vezes podem ser altamente teóricos. E em muitas delas, as aulas são nada mais que longos discursos dos professores cheio de conceitos complexos.

E isso faz com que muitos alunos fiquem entediados, e sem a compreensão para aplicar na prática os conteúdos estudados.

Com a gamificação, a assimilação da teoria do que o professor está passando fica mais fácil. O que facilita diretamente o entendimento do estudante para aplicar corretamente o conhecimento teórico na prática.

7 – Possibilidade de medição do desempenho

A medição de desempenho do estudante não é apenas possível, mas é muito mais fácil com o uso da gamificação.

Tanto aluno quanto professor conseguem ter um feedback imediato de seu aprendizado dos conteúdos ensinados em sala de aula. Tal feedback é obtido a partir do desempenho e resultado do aluno nos jogos.

Quanto mais ele consegue realizar bem os desafios dos jogos, colocando a teoria na prática e demonstrando compreensão dela, melhor. Esse é um indicador positivo de que a gamificação está dando resultados.

Saiba mais sobre a gamificação na educação agora mesmo

Você acaba de conhecer 7 dos principais benefícios da gamificação quando adotados na sala de aula.

Agora, deseja entender mais a fundo o que é a gamificação na educação e como pode ser aplicada? Então recomendamos que confira, no link abaixo, outro conteúdo exclusivo do nosso blog.

➥ Quero aprender agora mesmo o que é gamificação na educação e como pode ser aplicada

INSCREVA-SE GRÁTIS

Equipe Pedagogia para Concurso

Equipe Pedagogia para Concurso

INSCREVA-SE GRÁTIS

Scroll Up